Please enable JS

Sete Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno: veja quais são

img

Sete Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno: veja quais são

Na Antiguidade (período compreendido entre 4000 a.C. e 476 d.C), os gregos elegeram grandes obras da humanidade que se destacavam pela beleza e pela grandiosidade. A lista com feitos extraordinários de arte, arquitetura e paisagismo entrou para a posteridade como as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Foram classificadas uma pirâmide, um mausoléu, um templo, um farol, um jardim e duas estátuas.

Infelizmente, a grande maioria não sobreviveu ao tempo. Apenas a Grande Pirâmide de Gizé segue de pé, heróica e milenar, no norte do Egito. Por isso, em 2005, a organização suíça New Open World Corporation convocou pessoas do mundo todo a votar e compor a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A seleção final só foi divulgada dois anos depois, na cidade de Lisboa. Abaixo, conheça esses grandes marcos do talento humano. 

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO:

Grande Pirâmide de Gizé

Erguida como uma homenagem funerária ao Rei Queóps há cerca de 4.5 mil anos, é a maior das três pirâmides de Gizé, no Egito. De acordo com o historiador grego Heródoto, cerca de 100 mil homens e 20 anos foram necessários para a construção do monumento de 146,5 metros de altura.

sete maravilhas do mundo gize

A Grande Pirâmide de Gizé é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que permanece de pé

Jardins Suspensos da Babilônia

Trata-se da maravilha antiga mais misteriosa da lista, já que não é possível garantir que tenha realmente existido. Hoje, há apenas indícios desse grande projeto arquitetônico-paisagístico que teria sido idealizado pelo rei Nabucodonosor entre 605 a.C. e 562 a.C. como um presente para sua esposa, a rainha Amyitis, na cidade da Babilônia, na Mesopotâmia.

Templo de Ártemis

O monumento em homenagem à deusa Ártemis teria sido construído, reconstruído e modificado algumas vezes ao longo de dois séculos a partir de 550 a.C. em Éfeso (atual Selçuk, na Turquia). A estrutura foi destruída durante a invasão por volta de 262 d.C. Hoje, possíveis vestígios podem ser encontrados no acervo do British Museum, em Londres

Estátua de Zeus

Produzido na cidade grega de Olímpia pelo escultor Phidias, o monumento de ouro e marfim media cerca de 15 metros de altura e retratava Zeus sentado em seu trono. Concluída em 450 a.C, a estátua foi posteriormente transportada para o centro do Império Romano do Oriente, Constantinopla, onde acabou sendo destruída em um incêndio por volta de 470 d. C.

Mausoléu de Halicarnasso

O monumento foi encomendado pela rainha Artemísia na Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia), por volta de 350 a.C., para abrigar os restos mortais de seu marido e irmão, o rei Mausolo. A homenagem a esse amor incestuoso acabou sucumbindo no século 15 em decorrência de terremotos.

Colosso de Rodes

Essa estátua de bronze com 33 metros de altura foi erguida na Grécia por volta de 300 a.C.,  para homenagear o deus do Sol, Hélios, como agradecimento pela vitória dos gregos contra o exército da Macedônia. A obra do engenheiro e arquiteto Carés de Lindos foi destruída por um terremoto que abalou a cidade de Rodes em 226 a.C.

Farol de Alexandria

Com algo entre 120 e 137 metros de altura, o farol de mármore foi concebido pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, por volta de 250 a.C., para orientar navegantes durante a escuridão noturna. A construção resistiu a vários terremotos até ruir no ano de 1480 d.C.

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

Grande Muralha da China

O projeto tem mais de 21 mil km de fortificações com até sete metros de altura, que combinam materiais como pedra, madeira e tijolos. A muralha foi erguida originalmente entre 220 a.C. e 206 a.C. por determinação do do imperador Qin Shihuang, da Dinastia Qin, para proteger a fronteira de invasores, especialmente mongóis. O complexo passou por reconstruções e melhorias, promovidas pela Dinastia Ming entre os séculos 14 e 17. A parte mais próxima de Pequim fica em Badaling, a 80 km do centro da capital, acessível por uma viagem de trem com 1h30 de duração. 

sete maravilhas do mundo muralha china

Todo ano, cerca de 10 milhões de turistas visitam a Muralha da China

Ruínas de Petra

Petra foi fundada por volta de 312 a.C. pelos nabateus e se transformou em um ponto estratégico das rotas de caravanas que transportavam especiarias pelo Oriente Médio. Foi esquecida pelo tempo até ser redescoberta em 1812 pelo explorador suíço Johan Ludwig Burckhardt. Para conhecê-la a fundo, são necessários de dois a três dias, já que suas atrações estão espalhadas por 5 km² repletos de túmulos, templos, cisternas e teatros. Fica a 250 km de Amã, a capital do país.

sete maravilhas do mundo petra

Al Khazneh é uma das principais atrações de Petra

Coliseu

Projetado para acomodar entre 50 mil e 80 mil espectadores em três andares, o anfiteatro mais famoso do mundo foi construído em Roma entre 72 d.C. e 80 d.C. A obra começou com o imperador Vespasiano, mas foi concluída durante a gestão de Tito, seu herdeiro e sucessor. Ali, além da encenação de mitos e batalhas, ocorriam lutas de gladiadores. O Coliseu se tornou uma das principais atrações turísticas da Europa e é recomendável adquirir ingressos antecipadamente.

sete maravilhas do mundo coliseu

O Coliseu chamava-se originalmente Amphitheatrum Flavium, em latim

Chichén Itzá

As ruínas do lugar já formaram um dos mais importantes centros políticos e religiosos dos maias. A estrutura principal é a Pirâmide de Kukulcán, com 26 metros, mas há muitas outras, que acredita-se já terem sido templos, mercados e casas. Vale a foto o impressionante Templo dos Guerreiros, com 12 metros de altura e 40 de largura. Também há um enorme Campo de Pelota, o esporte dos maias.O melhor jeito de visitar é contratando um tour a partir de Cancún ou da Riviera Maya.

sete maravilhas do mundo chichen itza

Chichén Itzá é um tesouro maia perto de Cancún

Machu Picchu

Também conhecida como “a cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu é o principal símbolo dos povos originários do atual Peru. Construída em meados do século 15, fica no topo de uma montanha de granito da Cordilheira dos Andes, a 2,4 mil metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Apenas um terço das construções são originais – as demais foram reconstruídas. O acesso mais confortável a Machu Picchu é por trem, mas muitos visitantes escolhem chegar por trilhas. 

sete maravilhas do mundo machupicchu

Diante do avanço dos espanhóis, os incas abandonaram Machu Picchu menos de um século depois de sua construção

Taj Mahal

Este suntuoso mausoléu de mármore branco foi construído por 20 mil homens, em Agra, na Índia, entre 1632 e 1653, por ordem do imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa predileta, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal, que significa “a joia do palácio”. Ela morreu depois do parto do 14º filho do casal, e o Taj Mahal foi construído sobre o seu túmulo, às margens do rio Yamuna.

sete maravilhas do mundo taj mahal

Cerca de 3 milhões de pessoas visitam o Taj Mahal todo ano.

Cristo Redentor

Marco do Rio de Janeiro e do Brasil, o monumento foi inaugurado sobre o Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, em 12 de outubro de 1931. Criado por Paul Landowski e Carlos Oswald e construído com concreto armado e pedra sabão no estilo art déco, o Cristo tem 38 metros de altura e pesa 1.145 toneladas. É possível chegar ao local com as vans oficiais ou pelo Trem do Corcovado. 

sete maravilhas do mundo cristo

O Cristo Redentor foi construído na França pelo escultor franco-polonês Paul Landowski

A votação das Sete Maravilhas do Mundo Moderno é considerada uma das maiores já feitas, com 100 milhões de votos computados. A Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, a Acrópole de Atenas e a misteriosa estrutura de pedras Stonehenge, na Inglaterra, chegaram a ser finalistas, mas não avançaram para a seleção final.


OUTROS POSTS