Please enable JS

Conheça os 5 melhores lugares para conhecer no Maranhão

img

Conheça os 5 melhores lugares para conhecer no Maranhão

O Maranhão é um estado nordestino de lindos contrastes.

Por um lado, tem atrativos naturais de fazer cair o queixo, com uma impressionante sequência de dunas, a ponta do maior delta hidrográfico das américas e uma região de chapadas que escondem cachoeiras. A outra faceta é seu lado histórico-cultural, representado pelo casario colonial, a música (incluindo o reggae!) e as danças folclóricas.

Selecionamos cinco lugares para conhecer no Maranhão que precisam constar na sua lista de viagens. Se ficar na dúvida de como montar seu roteiro, é só conversar com um agente de viagens.

Top 5 lugares para conhecer no Maranhão:

São Luís

lugares para conhecer no maranhao sao lui

Casa da Tulha: ótimo lugar para comprar artesanato em São Luís

Única cidade brasileira fundada pelos franceses, a capital maranhense tem duas características bem definidas. De um lado, fica o colorido Centro Histórico, com construções repletas de azulejaria portuguesa (nenhum lugar na América Latina tem tantos azulejos portugueses como São Luís), entre palácios, igrejas, museus e centros de artesanato, como a imperdível Casa da Tulha (ou Feira da Praia Grande), onde você encontra todos as cores e sabores do Maranhão. Do outro lado do Rio Anil, a Lagoa da Jansen (ótimo lugar para caminhada) abre o cenário de uma região com largas avenidas, prédios modernos e uma longa orla com 32 km de litoral – Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau e Olho d’Água são as praias mais bacanas. Seja no Centro Histórico, seja na orla, muitos restaurantes servem receitas típicas, como o arroz de cuxá, feito com folhas da azeda vinagreira, e a torta de camarão, que tem consistência de omelete. Para beber, o cor-de-rosa Guaraná Jesus. Rodas de Bumba-meu-boi costumam acontecer no Centro Histórico e em volta da Lagoa da Jansen.

Lençóis Maranhenses

lugares para conhecer no maranhao lencois maranhenses

Vista aérea do povoado de Atins, no encontro do Rio Preguiças com o mar

Um dos cenários mais impressionantes do Brasil, com um mar de gigantescas dunas separadas por lagoas doces, Lençóis Maranhenses é a principal atração turística maranhense. Barreirinhas, a 257 km de São Luís, tem boa estrutura de pousadas e restaurantes e é ponto de partida para os passeios de jipe que vão até as lagoas Azul e Bonita. Porém, a lagoa mais cênica fica na pacata Santo Amaro do Maranhão. Cenário do filme Casa de Areia, estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, a Lagoa da Gaivota tem águas transparentes rodeadas por dunas branquinhas. Junto ao mar, o povoado de Atins tem cada vez mais pousadas de charme onde o que se ouve é o barulho do vento e das ondas. O passeio de barco pelo Rio Preguiças sai de Barreirinhas e vai até Atins, parando no vilarejo de Caburé e no Farol de Mandacaru.

Alcântara

lugares para conhecer no maranhao alcantara

Ruínas da Igreja Matriz de São Matias

Todas as manhãs, embarcações deixam o Terminal Hidroviário de São Luís e, em 1h20 de viagem atravessando a Baía de São Marcos, aportam na histórica cidade de Alcântara. Após subir a longa Ladeira do Jacaré, chega-se ao Centro Histórico e, em meio a ruínas e casarões coloridos que foram moradias de nobres, compreende-se o motivo da cidade ter sido muito rica nos séculos 18 e 19. Os destroços da Igreja Matriz de São Matias remetem às ruínas jesuíticas do Rio Grande do Sul. O rico acervo do Museu Histórico de Alcântara conta a história da cidade. A 10 minutos de caminhada morro abaixo, a Praia da Baronesa tem alguns barzinhos e fica ao lado de um manguezal. De lá, avista-se o Centro de Lançamentos de Alcântara, que é fechado à visitação, mas uma maquete pode ser vista na Casa de Cultura Aeroespacial.

Tutoia

lugares para conhecer no maranhao tutoia

Tutoia é ponto de partida para passeios pelo Delta do Rio Parnaíba

A 324 km de São Luís, Tutoia pode ser ponto de partida para conhecer tanto o delta do Rio Parnaíba quanto os Lençóis Maranhenses. Maior delta das américas, ele pode ser conhecido em um passeio de lancha que passa por ilhas, mangues, igarapés e dunas – de quebra ainda se assiste ao espetáculo da revoada dos guarás. A 33 km, Paulino Neves abriga os Pequenos Lençóis, uma espécie de cartão de apresentação dos Lençóis Maranhenses, com lagoas de água doce, coqueirais e dunas. Tutoia também tem boas praias: próxima ao Centro, a Praia da Barra tem bares e pousadas e, ao lado, a Praia do Amor tem pouco movimento em seus 3 km de extensão.

Carolina/Chapada das Mesas

lugares para conhecer no maranhao chapada das mesas

A curiosa Chapadas das Mesas marca a paisagem do sudoeste maranhense

Localizada no sudoeste do Maranhão, na divisa com Tocantins, a simpática Carolina recebe cada vez mais visitantes para conhecer a Chapada das Mesas, com curiosas formações que realmente lembram mesas. Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas se estende por Carolina e o município vizinho de Riachão. Entre as grandes atrações do parque estão a Cachoeira de Santa Bárbara com 75 m e um profundo poço para banho e a volumosa Cachoeira de São Romão, com 36 m, em que o visitante pode chegar, com muito cuidado, atrás de sua cortina. Fora do parque, vale visitar a Cachoeira do Santuário, que fica dentro do Santuário Ecológico da Pedra Caída. A queda de 46 m fica dentro de um cânion, em que a luz entra somente entre 11h e 14h. Como está a 844 km de São Luís, a melhor maneira de chegar é pegar um voo até Imperatriz, a 200 km de Carolina.


OUTROS POSTS