Please enable JS

O que fazer em Lisboa: sugestão de roteiro pela capital portuguesa

img

O que fazer em Lisboa: sugestão de roteiro pela capital portuguesa

Para começar um tour por Lisboa, a capital de Portugal, com o pé direito, não existe maneira mais inspiradora do que seguir os passos da tradicional dança portuguesa, o “vira”. Em outras palavras, a dica é sair batendo perna pelas ruelas e ladeiras do destino. Essa dica vale principalmente quando o itinerário for rumo ao centro. Sabe por quê? Ele abrange as regiões da Baixa de Lisboa – conhecida também como Baixa Pombalina, uma vez que foi edificada a mando do Marquês de Pombal após um terremoto ocorrido no século 18 –, Chiado, Bairro Alto e Alfama. Repleta de hotéis, empreendimentos comercias e alguns dos mais ilustres símbolos nacionais, a região central é o point preferido de muita gente. Afinal, mescla conforto, lazer e muitas opções de entretenimento. E é justamente por isso que a nossa expedição pela capital portuguesa se inicia ali. Embarque nessa com a gente e anote todas as sugestões de o que fazer em Lisboa!

O QUE FAZER EM LISBOA, A CAPITAL DE PORTUGAL

Conhecendo a cidade de baixo para cima

  • Praça Rossio – Lisboa – Portugal | Crédito editorial: Kiev.Victor/Shutterstock.com

  • Arco da Rua Augusta – Lisboa – Portugal | Crédito: Shutterstock

  • Elétrico 28, o famoso bondinho amarelo de Lisboa, a capital de Portugal | Crédito: Shutterstock

Como um quebra-cabeça com peças formadas por ruas paralelas e perpendiculares que se encaixam perfeitamente, a Baixa Pombalina é um lugar memorável. Tendo a Rua Augusta como eixo principal, é exatamente em sua entrada que se encontra o Arco Triunfal. Além de ser um marco escultural do século 19, conta com uma sala de exposição e um mirante 360°. Isso significa que dali se tem acesso a uma vista deslumbrante da cidade e do Rio Tejo. Portanto, prepare-se para muitas fotos!

No entorno do Arco, a próxima atração é a imponente Praça do Comércio. Chamada pelos locais de Terreiro do Paço, é o endereço de hotéis, restaurantes, edifícios governamentais e do tecnológico museu “Lisboa Story Center”. Tudo isso aos pés do Rio Tejo, o mais extenso da Península Ibérica.

Seguindo pela Rua Augusta, vá em direção à Praça Rossioque liga a região baixa ao Largo do Carmo e ao Museu Arqueológico. Inclusive, este último preserva as ruínas arquitetônicas do Convento e da Igreja do Carmo, no bairro do Chiado. Ah, e aqui vai uma curiosidade: a praça é chamada de Dom Pedro IV pelos portugueses, enquanto os brasileiros a conhecem por Dom Pedro I, já que tem uma estátua do rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil.

Chiado e Bairro Alto: uma dupla alto-astral

Rua Garrett Chiado Lisboa Portugal Crédito editorial Goncalo Castelo Soare shutterstock 1799489440

Rua Garrett, um dos principais endereços do bairro do Chiado, em Lisboa | Crédito editorial: Goncalo_Castelo_Soares/Shutterstock.com

Fazendo jus à sua fama boêmia, os vizinhos Chiado e Bairro Alto combinam arte, cultura e badalação noturna. Tradicionalmente ocupada por artistas, intelectuais e escritores, a região é cheia de galerias, teatros, livrarias, cafés, restaurantes, bares, boates e casas de fado. Para coroar, compreende ainda muitos patrimônios seculares.

Ali estão a Rua Garretta via mais importante do Chiado, e a Livraria Bertrand, considerada a mais antiga do mundo, bem como o café “A Brasileira”, frequentado pelo célebre poeta e escritor Fernando Pessoa. Ao mesmo tempo, abriga a Praça Luís Camões. Além de exibir uma escultura em homenagem ao autor de “Os Lusíadas”, a praça é o ponto de embarque para o famoso Elétrico 28bondinho amarelo que conduz os passageiros pelas ruas e ladeiras portuguesas em uma viagem que promove uma legítima volta ao passado. Sendo assim, reserve um tempinho para esse tradicional passeio, porque nenhuma viagem a Lisboa é completa sem ele.

O QUE NÃO PODE FICAR DE FORA DO TOUR POR LISBOA

  • Castelo de São Jorge – Lisboa – Portugal | Crédito: Shutterstock

  • Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa – Portugal | Crédito editorial: StockphotoVideo/Shutterstock.com

  • Torre de Belém – Lisboa – Portugal | Crédito: Shutterstock

Com tantas atividades em Lisboa, apenas uma passagem pela bela cidade não é suficiente para aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Contudo, especialmente em uma primeira visita, três atrativos não podem ficar de fora do roteiro. São eles: o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

Localizado no charmoso e colorido bairro de Alfama – o mais antigo da cidade, com ruas estreitas, casinhas antigas e escadarias sinuosas –, o Castelo de São Jorge é, acima de tudo, um monumento nacional. Construído em meados do século 11, presenteia seus convidados com muita história e uma vista panorâmica à altura de sua posição: sobre a maior colina da capital. Para quem já estiver nos arredores, vale a pena esticar até a Sé Catedral de Lisboa, de 1147 e tida como a igreja mais icônica do destino.

Por fim, no bairro de Belém, reconhecido mundialmente pelos deliciosos pastéis doces, outros dois símbolos chamam a atenção. São eles: a Torre de Belém, às margens do Rio Tejo, e o Mosteiro dos Jerónimos. Ambos são riquezas arquitetônicas do século 16, tombados como Patrimônios Mundiais pela Unesco, e cartões-postais de Portugal. Então já sabe: inclua os dois na sua lista de o que fazer em Lisboa. 

A Lisboa do século 21

  • Ponte 25 de Abril - Lisboa - Portugal | Crédito: Shutterstock

    Ponte 25 de Abril – Lisboa – Portugal | Crédito: Shutterstock

Para quem gosta de modernidade, o Parque das Nações é sinônimo de diversão, visto que oferece atividades para todas as faixas etárias. Revitalizado para a Expo 98 (Exposição Mundial de Lisboa de 1998), o espaço é uma ótima pedida para passar o dia. Afinal, ali dá para caminhar ao lado do Tejo, visitar o Oceanário, passear de teleférico, barco ou vela e curtir exposições culturais, assim como contemplar a vista, natural e arquitetônica, de tirar o fôlego.

E em uma cidade tão diversificada, não há jeito melhor de terminar o tour do que em uma ponte suspensa, que, inclusive, é uma das mais emblemáticas da capital. Interligando Lisboa ao município de Almada, a Ponte 25 de Abril é um dos grandes símbolos de Portugal. Até porque, mais do que descortinar um panorama fantástico da região, estimula os sentidos por meio da “Experiência Pilar 7”. Em linhas gerais, trata-se de uma atração que engloba, entre outros elementos, uma desafiadora plataforma de observação instalada a cerca de 80 metros de altura sobre uma base de vidro.

Agora conta pra gente: você já teve a oportunidade de explorar Lisboa? Então sinta-se bem à vontade para compartilhar sua experiência nos comentários, pois seu depoimento pode ajudar a tirar as dúvidas de outras pessoas.


OUTROS POSTS