Please enable JS

11 museus sobre futebol e tours por estádios para conhecer no Brasil no Dia Nacional do Futebol

img

11 museus sobre futebol e tours por estádios para conhecer no Brasil no Dia Nacional do Futebol

No dia 19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida devido à fundação do primeiro time de futebol brasileiro, o Sport Club Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 1900. O sucesso do esporte em solo brasileiro foi imediato, e ele se transformou em paixão nacional.

Único detentor de cinco títulos mundiais, nosso país tem suas memórias futebolísticas contadas em alguns museus dedicados ao esporte. Quando instalados em clubes, suas visitas são combinadas com o acesso aos estádios, incluindo os gramados e os bastidores.

A seguir, selecionamos 11 lugares para fazer turismo esportivo em tours pela história do futebol e dos clubes nacionais.

Museu do Futebol – São Paulo (SP)

dia nacional do futebol museu do futebol

O museu é o mais representativo museu do esporte no país
Crédito: divulgação

mais emblemático museu sobre o esporte ocupa uma área de 6.900 m² embaixo das arquibancadas do charmoso Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Famílias se divertem em suas 15 salas: no início da visita, a chamada Grande Área exibe diversos objetos que fazem alusão ao universo futebolístico, como bolas, escudos e flâmulas. A seguir, um totem do Rei Pelé dá as boas-vindas aos visitantes. Após passar por salas que homenageiam craques do futebol masculino e feminino e cabines interativas com a narração de grandes gols, a Sala da Exaltação traz, em volume máximo, o grito de torcidas. No andar superior, as salas contam sobre a origem do esporte e há espaços dedicados a Pelé e Garrincha. Depois de passar por uma sala com placas gigantes contando casos engraçados, chega o momento final, que a criançada adora: o chute a gol em um campo virtual.

Allianz Parque Experience Tour – São Paulo (SP)

dia nacional do futebol allianz parque experience tour

Allianz Parque: a arena do Palmeiras na capital paulista
Crédito: divulgação

A moderna arena da Sociedade Esportiva Palmeiras é apresentada em um tour de 1h15. A visita inicia pelas arquibancadas superiores e camarotes. Após a foto do campo, os visitantes seguem para o Lounge Centenário e a sala de imprensa. A próxima parada é no vestiário, para então subir ao gramado, com acesso às laterais e aos bancos de reservas. O tour termina nos arcos do antigo Palestra Itália. Ocasionalmente, a visita é acompanhada por ídolos do clube. Também está aberta à visitação a  Sala de Troféus do Alviverde Imponente, com cerca de 4.500 objetos em exposição.

Tour Casa do Povo/Neo Química Arena – São Paulo (SP)

dia nacional do futebol tour casa do povo

O Memorial da Arena Corinthians tem lembranças de jogos, títulos, taças e estrelas do time. Credito: divulgação

“Vai Corinthians”! É com esse grito de guerra que se inicia o tour de 1h10 pela Neo Química Arena, vulgo Itaquerão. O guia recebe o “bando de loucos” no átrio do estádio, onde está o grande escudo de prata do clube. A vista prossegue pelo camarote, onde pode-se contemplar todo o estádio, e passa pela sala de imprensa e o auditório, onde são realizadas as entrevistas coletivas. Depois, você pode ver também a sala de aquecimento, com direito a treinar chutes a gol. No vestiário, os torcedores têm contato com o uniforme do goleiro Cássio e com uma estátua de São Jorge, o padroeiro do clube. No fim, há acesso ao gramado, podendo se sentar no banco de reservas e caminhar pelas laterais do campo.

Morumbi Tour – São Paulo (SP)

dia nacional do futebol morumbi tour

Vestiário principal do São Paulo Futebol Clube
Crédito: divulgação

O São Paulo Futebol Clube abre as portas do estádio Cícero Pompeu de Toledo para uma visita guiada de 1h40. O tour começa pelo Caminhos dos Ídolos, uma espécie de hall da fama tricolor, que homenageia 102 atletas que defenderam as cores do clube. Depois, passa pela sala dos troféus mais importante do clube até chegar à arquibancada, para tirar aquela bela foto do alto do estádio. A visita prossegue pela sala de imprensa e o vestiário até chegar em seu ápice: a passagem pelo túnel e a entrada no campo, onde os visitantes (que não podem entrar no gramado) são levados até o grande escudo. Uma vez por mês, a visita é acompanhada por um ex-jogador, com direito a bate-papo na sala de imprensa. Tem estacionamento gratuito, exceto nos dias de jogo.

Memorial das Conquistas do Santos/Tour na Vila – Santos (SP)

dia nacional do futebol memorial das conquistas do santos

Uniformes usados pelo Santos ao longo da história Crédito: divulgação

Não dá para imaginar a cidade de Santos sem ligá-la ao futebol. Afinal, foi lá que o maior jogador brasileiro de todos os tempos surgiu, atuando em um time que jogava por música. Pelé foi o maestro da esquadra que conquistou o mundo nos anos 1960. O memorial conta as glórias do Santos Futebol Clube. Lá, os visitantes podem ver os troféus e uniformes da equipe e assistir vídeos das grandes partidas. Dois grandes ídolos – Pelé e Neymar – têm espaços próprios. O ingresso ainda dá direito de visitar a arquibancada do Estádio da Vila Belmiro. No local é realizado um outro passeio, o Tour na Vila, que leva o visitante a conhecer todas as dependências da Vila Belmiro, passando por vestiários, sala de imprensa, túnel de acesso e laterais do gramado.

Museu Pelé – Santos (SP)

dia nacional do futebol museu pele

Pelé: o rei do futebol Crédito: divulgação

O maior acervo pessoal do Rei Pelé fica no Casarão do Valongo, no Centro Histórico de Santos. Como forma de prestigiar a cidade que o projetou ao mundo, Pelé cedeu ao museu preciosos objetos de sua vida profissional e pessoal. Uniformes, bolas, documentos, taças e muitos outros itens recheiam o museu. Entre os mais “valiosos” estão a camiseta azul usada na final da Copa do Mundo da Suécia, em 1958, as chuteiras que deram primorosos chutes e passes no Mundial do México, em 1970, o rádio usado por seu Dondinho, o pai de Pelé, para ouvir a Copa do Mundo de 1950, o primeiro contato assinado por Pelé para jogar no Santos e a coroa e o cetro recebidos quando se despediu da seleção brasileira. Uma linha do tempo mostra a vida do jogador desde o nascimento em Três Corações (MG) e a infância em Bauru até os dias gloriosos. Pelé também jogou no campo das artes, compondo e cantando músicas e atuando em filmes e esses momentos são retratados no museu.

Casa Pelé – Três Corações (MG)

dia nacional do futebol casa pele

dia-nacional-do-futebol-casa-pele Réplica da casa em que Pelé nasceu Crédito: divulgação

A casa simples em que Pelé nasceu e viveu durante os três primeiros anos de sua vida foi refeita e abriu para a visitação em 2012. Baseada em relato de seus familiares, a nova casa é uma réplica perfeita da antiga residência da família – não existem registros fotográficos da casa, afinal, quem iria imaginar que de lá sairia o “Rei do Futebol”. Os móveis e objetos são fiéis aos da década de 1940. No quintal da residência, há uma estátua de Dona Celeste, a mãe de Pelé, grávida.

 

Museu Brasileiro do Futebol/Mineirão – Belo Horizonte (MG)

dia nacional do futebol museu brasileiro do futebol

Museu Brasileiro do Futebol homenageia os grandes jogadores do país Crédito: divulgação

O Gigante da Pampulha, como é carinhosamente chamado o Estádio do Mineirão, entrou para a história do futebol brasileiro como palco da fatídica derrota de 7 a 1 para a seleção alemã. Porém, é o local de tantas glórias do Atlético e do Cruzeiro, os grandes representantes do futebol mineiro. Lá funciona o interativo Museu Brasileiro do Futebol que, em 15 salas, conta a história do nosso futebol, com destaque especial para o mineiro. A Sala das Fichas é recheada de 4 mil fichas técnicas de jogos realizados no estádio. Notas biográficas de 200 atletas brasileiros na Sala das Memórias. Voltado para o público infanto-juvenil, o Intervalo da Leitura é um espaço para a garotada aprender a partir dos livros sobre o esporte. Em conjunto com o museu, os visitantes também podem fazer um tour pelo estádio, passando por arquibancada, vestiário e gramado.

Flu Tour – Rio de Janeiro (RJ)

dia nacional do futebol flu tour

As charmosas instalações da sede do Fluminense Crédito: divulgação

Fundado em 1902, o Fluminense Football Clube, ou o tricolor das Laranjeiras, promove uma visita às suas instalações. Abrindo os trabalhos, a Sala dos Troféus exibe não somente as taças das conquistas, como é um espaço para celebrar a memória do clube, com um grande painel exibindo os ídolos tricolores e histórias marcantes contadas em uma linha do tempo interativa. O passeio prossegue pelo Salão Nobre, com vitrais franceses e lustres de cristal. Entrando no pequeno Estádio das Laranjeiras, a próxima parada é na tribuna de honra e na arquibancada social. Antes de entrar no gramado, uma passagem pelo vestiário. No campo, os visitantes podem bater pênaltis e tirar a foto clássica com o Cristo Redentor ao fundo.

Museu da Seleção Brasileira/CBF – Rio de Janeiro (RJ)

dia nacional do futebol museu da selecao brasileira

O moderno Museu da Seleção Brasileira
Crédito: divulgação

Localizado na moderna sede administrativa da Confederação Brasileira de Futebol, na Barra da Tijuca, o Museu da Seleção Brasileira faz jus à construção ao apresentar de forma interativa a história da única seleção pentacampeã do mundo. O passeio começa em salas repletas de vídeos – o mais emocionante exibe uma partida imaginária entre jogadores de várias gerações. A seguir, estão expostos todos os uniformes que a seleção usou nas copas do mundo, um deles é autografado por Pelé. A recheada Sala de Troféus proporciona o encontro do visitante com a réplica das taças dos cinco títulos mundiais conquistados. Bolas customizadas dos 27 estados brasileiros estão em um corredor que leva às salas onde se ouve a narração de gols da seleção. O tour termina em uma experiência de realidade aumentada que faz com que o visitante sinta-se dentro de uma arquibancada. Em tempo: o museu está temporariamente fechado.

Museu Hermínio Bittencourt/Tour na Arena do Grêmio – Porto Alegre (RS)

dia nacional do futebol museu herminio bittencourt

Vestiário do Grêmio
Crédito: divulgação

O Imortal Tricolor Gaúcho foi um dos primeiros clubes a apostar em interatividade para contar a sua história – isso ainda na antiga sede, no Estádio Olímpico. Desde 2012 no endereço atual, o museu exibe as conquistas do Grêmio na Galeria dos Troféus, onde monitores interativos detalham os grandes títulos do clube. A Sala de Experiência Imersiva transporta o visitante a um jogo na Arena do Grêmio onde se ouve o barulho ensurdecedor da torcida. Os três estádios em que o Grêmio mandou seus jogos – Baixada, Olímpico e Arena – são mostrados em forma de maquetes. Para terminar, uma exposição com uniformes usados pela agremiação desde 1903. Completando a visita, o Tour na Arena do Grêmio passa por vários setores do estádio: cabines de imprensa, camarotes, sala de coletivas, vestiário, túnel de acesso e gramado.


OUTROS POSTS