Please enable JS

Os melhores passeios em Mendoza para ir além dos vinhos: olivícolas, parques, águas termais e mais

img

Os melhores passeios em Mendoza para ir além dos vinhos: olivícolas, parques, águas termais e mais

Em uma região desértica no noroeste da Argentina, Mendoza é a grande estrela dos vinhos do país hoje: são mais de 1.200 vinícolas em seus arredores, com cerca de 100 delas abertas à visitação. 

Visitar vinícolas é o foco da viagem por lá, claro, mas há muitas opções de passeios em Mendoza: a paisagem ao redor da cidade é belíssima, com picos da Cordilheira dos Andes no horizonte – entre eles, o Aconcágua, a maior montanha do mundo fora do continente asiático.

Veja abaixo os melhores passeios em Mendoza para ir além das vinícolas:

Ver as atrações no centro da cidade

Plaza Independencia é o ponto de encontro de moradores e visitantes, com fontes, canteiros ajardinados e bancos para descansar sob as árvores, além de artistas de rua e feirinha de artesanato. Lá também fica o Museu Municipal de Arte Moderna e o Teatro Julio Quintanilla. No Parque Cívico, veja a Casa de Governo, imponente edifício situado próximo a outras construções importantes, como o palácio da justiça e o prédio da prefeitura de Mendoza. Perto dali, as Ruínas Jesuíticas de San Francisco guardam restos de uma construção jesuítica do começo do século 18. Em 1767, quando a Companhia de Jesus foi expulsa dos territórios hispano-americanos, a igreja passou para as mãos da ordem franciscana e, em 1861, foi destruída por um terremoto. 

Plaza Independencia, no centro de Mendoza | crédito: Marilia Martins/Shutterstock

Aproveitar a noite em Chacras de Coria

A 20 km do centro de Mendoza, a região é um dos melhores polos gastronômicos da província. Lá estão bares como o James Cook, de vinhos, o Velvet Chacras de Coria, com drinques e ambiente cool, e o Chiringuito, para petiscar e depois cair na pista de dança.

Conhecer o Parque General San Martín

Desenhado no fim do século 19, o parque é um oásis de cerca de 300 hectares com centenas de espécies vegetais. Lá dentro há conjuntos de esculturas e fontes, um belo lago artificial e um florido jardim de rosas. O grande monumento Cerro de la Gloria homenageia o Exército dos Andes, que atravessou a cordilheira a comando do general San Martín em busca da independência argentina. Fãs de futebol podem entrar no Estádio Malvinas Argentinas, sede da Copa do Mundo de 1978.

Embarcar no passeio “alta montanha”

Principal passeio em Mendoza fora das vinícolas, leva para admirar as belezas da Ruta Nacional 7, rodeada de montanhas e picos nevados. O azul da represa de Potrerillos, a vila pré-hispânica de Uspallata, a estátua do Cristo Redentor de Los Andes, a quase 4 mil metros de altitude, e a formação geológica da Puente del Inca fazem parte do roteiro. O auge do dia é o Parque Provincial do Aconcágua, parque-símbolo da província que guarda a montanha mais alta do hemisfério ocidental: o Monte Aconcágua, chamado de Teto das Américas, com 6.962 metros de altitude. A área também protege lagos e diversos outros picos com mais de 5 mil metros que você pode admirar de mirantes e trilhas.

A curiosa Puente del Inca

Conhecer a produção de azeite da região

Mendoza também é terra de muitos azeites de alta qualidade. Você pode visitar as olivícolas e conhecer o processo de colheita, extração e até de engarrafamento dos azeites, além de admirar os olivais com os picos andinos ao fundo. A Olivícola Laur, a Zuelo e a Casa Cayé são algumas das produtoras que recebem visitantes.

Fazer uma trilha no Parque Provincial Cordón del Plata

A 80 km de Mendoza, o parque preserva a vegetação da tundra andina, entre montanhas, glaciares e sítios arqueológicos. Ali vivem animais como o guanaco (um parente do camelo), o pato-das-torrentes a coruja-orelhuda, além do majestoso condor-dos-andes. Agências levam os visitantes para excursões de trekking entre as belas paisagens. Também é possível esquiar no centro de esqui Vallecitos.

Estação de esqui Vallecitos

Encarar um rafting

Quem visita a cidade nos meses mais quentes pode se divertir nessa aventura pelo Rio Mendoza, mais uma ótima opção de passeio em Mendoza. Devidamente equipado, você desce as corredeiras de nível 3 e 4 com vistas deslumbrantes para a Cordilheira dos Andes.

Relaxar no Parque Termas de Cacheuta
A 45 km de Mendoza, o Valle de Cacheuta é conhecido pelas águas termais. O parque aproveita as águas quentinhas naturais em mais de dez piscinas relaxantes, a maioria com vista para as montanhas. Também há rio de correnteza, piscina de ondas, toboáguas e playground molhado para crianças. A área do spa oferece gruta termal, sauna e diferentes tipos de hidroterapia.

E você, sabe de outros passeios em Mendoza? Deixe aqui para a gente nos comentários!


OUTROS POSTS