Please enable JS

Porto: por que conhecer a segunda maior cidade de Portugal

img

Porto: por que conhecer a segunda maior cidade de Portugal

Segunda maior cidade de Portugal, Porto encanta pelas ruas estreitas, pelo casario colorido da Ribeira e pelas construções góticas e barrocas de seu centro histórico. Antes de qualquer coisa, a cidade reúne tradições portuguesas, como os azulejos, a gastronomia e o famoso vinho do Porto, além de contar com uma bela paisagem às margens do Rio Douro. Inclusive, é dali que se tem a melhor vista do destino. 

Com ares de cidade que cresceu sem se esquecer de suas raízes, Porto é uma metrópole com alma de povoado bucólico. Se estiver planejando uma viagem para lá, prepare-se, porque a região cativa os(as) visitantes do momento da chegada até a hora da partida. Sentir-se em casa durante uma temporada por ali é fácil, fácil. Entretanto, é difícil saber por onde começar a aventura. Então vem com a gente conferir as principais informações sobre a região! 

Uma viagem pelo passado nos principais points 

Patrimônio Cultural da Humanidade declarado pela Unesco, o centro histórico de Porto é uma das partes mais antigas da cidade, já que traz consigo um conjunto de heranças seculares. De quebra, é um convite irrecusável para caminhadas, portanto reserve um tempinho considerável para explorá-lo tranquilamente. 

Para começar, conheça de perto a essência da cidade e visite a Praça da Liberdade, ponto de encontro entre o antigo e o moderno e um importante cartão-postal. Partindo dali, pode-se iniciar um tour por renomados monumentos, como a Estação São Bento e seus fantásticos azulejos, a Catedral Sé do Porto (construída entre os séculos 12 e 13), a belíssima Igreja de São Francisco, uma das mais importantes obras barrocas, cujo interior é feito em talha dourada. Assim como a medieval Muralha Fernandina

Mantendo-se na mesma rota, outro lugar definitivamente merece uma visita: a Livraria Lello. Se você se amarra em curiosidades, então essa aqui é pra você: as instalações da livraria serviram de inspiração à J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter e antiga moradora do Porto. 

Não deixe de conhecer também a Torre dos Clérigos, uma vez que é o monumento mais alto do Porto e um patrimônio tombado pela Unesco. Garantindo uma vista privilegiada da cidade, a torre faz parte da Igreja dos Clérigos, um dos símbolos mais importantes da região e que também merece uma visita.  

Por último, o Palácio de Cristal, construído no século 19, é o local perfeito para passar o dia e apreciar jardins românticos, fontes e esculturas que representam cada estação do ano. Imperdível! 

O tradicional vinho do porto e a gastronomia única 

Já pensou apreciar um bom vinho do porto às margens do Rio Douro? Em Porto, Portugal, isso é totalmente possível | Crédito: Shutterstock

Além de batizar Portugal, a cidade também empresta seu nome ao vinho local, famosíssimo nos quatro cantos do mundo. Vale ressaltar que por toda a cidade, é possível adquirir garrafas da popular bebida e também fazer degustações nas adegas espalhadas por ali. 

Um dos vários locais para os enófilos é a Sala de Provas Vinhos de Portugal. Ela fica instalada no Palácio da Bolsa, já quase às margens do Rio Douro. Inclusive, esta é mais uma parada obrigatória durante a sua trip no Porto. Isso porque o Palácio da Bolsa é um prédio superluxuoso e que demorou cerca de 70 anos para ser construído! Atualmente, além de oferecer degustações de vinhos, ele é o símbolo comercial da cidade. 

Se você curtiu o assunto vinho, então anote aí essa próxima dica: conhecer o Museu do Vinho do Porto. Este armazém restaurado, oferece várias exposições interativas que contam a relevância da bebida para a região. O local é do século 17 e é possível ver de perto as máquinas antigas que eram usadas para produzir o vinho. Incrível! 

E quando bater a fome? Bom, não deixe de provar a francesinha, sanduíche feito pães de forma, com bife, linguiça, salsicha, fiambre e queijo, um clássico da região. Assim como o tradicional bacalhau português em um dos vários restaurantes localizados na Praça da Ribeira. Afinal, nada melhor do que experimentar a culinária local para enriquecer a experiência de estar em outro país, né? Sem falar que é uma delícia! 

Vista da cidade velha do Porto, em Portugal, com a icônica Ponte Dom Luis sobre o Rio Douro l Crédito: Shutterstock

E aí, se animou a visitar a cidade de Porto? Pois então não perca tempo, não, e converse com o(a) seu(sua) agente de viagens. Dessa forma você tem acesso a todas as informações que precisa, além de garantir uma viagem tranquila do início ao fim. Depois não se esqueça de voltar aqui pra contar como foi, viu? Assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas ???? 


OUTROS POSTS