A famosa cena das jangadas conduzindo os visitantes para um enorme recife de coral reforça a ideia de que Porto de Galinhas é um destino de águas mansas.
Se olhar apenas para a Praia da Vila, é uma verdade. Porém, o litoral desse distrito de Ipojuca (PE) abrange uma orla de 25 km, com praias de características variadas. Como exemplo, saia da mansidão da Praia da Vila, caminhe 15 minutos para o sul e encontre o mar cheio de ondas da Praia de Maracaípe.
Aproveitando o belo cenário desse trecho do litoral brasileiro, vários resorts, hotéis e pousadas se instalaram nos últimos 35 anos, tornando uma simples vila de pescadores em um dos destinos litorâneos mais procurados do país todo.
Encontre aqui a praia e a hospedagem que mais combina com suas próximas férias – e conte com a ajuda de um agente de viagens para fazer a sua reserva!
Muro Alto
Summerville Resort: um dos maiores de Porto de Galinhas | Crédito: divulgação
A 11 km do centrinho de Porto de Galinhas, a praia tem dois trechos bem definidos. Na área onde estão os resorts, o mar apresenta ondas moderadas e é frequentado basicamente por quem está hospedado por ali. Ao norte, uma extensa faixa de arrecife transforma o mar em uma verdadeira piscina de águas mornas – lá ficam as barracas de praia nas quais é possível alugar caiaques.
Localizado na entrada desse trecho mais tranquilo do Muro Alto, o Nannai Resort & Spa é, há anos, um dos preferidos de quem viaja a dois. Seu sucesso está nos bangalôs com piscina privativa e serviço top. O terreno vizinho ao Nannai é ocupado pelo Summerville Resort, totalmente voltado para famílias, com um bom complexo de piscinas e monitores que não “deixam a peteca cair” até o fim da noite.
Pontal do Cupe
Áreas verdes marcam presença no Vivá Porto de Galinhas Resort | Crédito: divulgação
A curva que separa as praias do Cupe e Muro Alto tem águas bem calmas, mornas e com piscinas naturais se formando na maré baixa – vale a pena colocar uma máscara para observar os peixinhos. Se assemelha um pouco com a Praia da Vila, mas tem menos movimento.
Uma das hospedagens mais antigas de Porto de Galinhas, o Ocaporã Hotel All Inclusive ocupa um terreno de frente para a praia. Quem se hospeda nos chalés frente-mar ganha uma vista encantadora. Se o Ocaporã é do time dos pioneiros, o Vivá Porto de Galinhas Resort é um dos caçulas e foi inaugurado em uma época em que sustentabilidade já era palavra de ordem. O resultado foi uma hospedagem que preserva o verde e tem muitos coqueiros espalhados pelo terreno. As fileiras de espreguiçadeiras na areia da praia convidam ao descanso.
Cupe
The Westin Porto de Galinhas: decoração elegante e luxuosa | Crédito: divulgação
A longa enseada de 4 km apresenta um lindo visual e fica a apenas 5 km do centrinho de Porto de Galinhas. Ali está um grande número de hotéis e pousadas. Contudo, as ondas são bastante agitadas.
Antes dividido em dois resorts, agora o Enotel Porto de Galinhas é apenas um, com duas alas separadas pelo seu majestoso complexo aquático, o maior de Porto de Galinhas. Funciona no sistema all inclusive, com muitas opções de restaurantes. À noite, apresentações musicais e peças são apresentadas no teatro. No terreno ao lado do Enotel, o luxuoso The Westin Porto de Galinhas All Inclusive aposta na decoração em tons brancos por todo o hotel. As refeições podem ser feitas nos dez restaurantes e bares (em alguns é necessário fazer reserva). As duas jacuzzis dentro da piscina, ao lado do bar, são disputadíssimas.
Borete
Solar Porto de Galinhas: hospedagem pioneira na região | Crédito: divulgação
O trecho sul da Praia do Cupe também é conhecido por Borete. As fortes ondas ainda predominam, mas perdem força à medida que se aproximam da Praia da Vila.
O Solar Porto de Galinhas confunde-se com a própria história do destino. Em uma época que Porto de Galinhas era apenas uma vila de pescadores, com uma ou outra construção fora do centrinho, o hotel aparecia como a maior edificação do local. Hoje, ele exibe uma bela área de lazer com piscinas e quiosques com espreguiçadeiras de frente para o mar. Só aceitado hóspedes a partir dos 18 anos, o colorido Kembali Hotel tem todos os apartamentos de frente para a praia. Cada um dos quatro andares do prédio apresenta um tema diferente, que são “Bali”, “balnéario”, “música” e “retrô”.
Vila
Modernas acomodações do hotel Vivendas dos Arrecifes | Crédito: divulgação
A praia do centrinho de Porto de Galinhas tem comércio intenso com lojas, bares e restaurantes. Muitas pousadas – e alguns hotéis de médio porte – ocupam as ruas estreitas. Para quem gosta de um banho de mar sem se preocupar com a força das águas, esse é o point. As barracas estão sempre cheias, especialmente nos fins de semana. Dali partem jangadas para as famosas piscinas naturais, alcançadas em dez minutos de navegação.
Localizado próximo da entrada da vila e a dois minutos de caminhada da praia, o Hotel Vivendas dos Arrecifes tem apartamentos modernos, alguns deles com vista frontal para a praia. A oito minutos de caminhada do ponto de partida do passeio de jangada, a Pousada Liras da Poesia está em uma pracinha arborizada. Ela é simples, mas com decoração muito simpática.
Maracaípe
Uma praia e uma piscina: a boa vida do hóspede da Pousada dos Coqueiros | Crédito: divulgação
É uma das mecas do surfe pernambucano. Devido aos ventos, é também muito frequentada por kitesurfistas. Mais ao sul, no Pontal do Maracaípe, as ondas ficam bem mais camaradas, com piscinas naturais no ponto mais extremo. Distante 4 km do centrinho de Porto de Galinhas, a praia ganhou um maior número de casas e pousadas depois que a estrada de acesso foi asfaltada.
De frente para a praia, basta atravessar a Avenida Beira-Mar para os hóspedes da Pousada dos Coqueiros pisarem na areia. Depois, a pedida é aproveitar a piscina e o gramado com espreguiçadeiras. A Pousada Joia Rara fica a dois minutos de caminhada da praia e os apartamentos contam com rede na varanda.
Serrambi
As crianças curtem velejar no Serrambi Resort | Crédito: divulgação
É preciso encarar uma estrada de 13 km para chegar nessa praia de águas mornas e cristalinas, com piscinas naturais aparecendo na maré baixa. É muito frequentada por mergulhadores devido ao alto número de embarcações naufragadas. De lá saem barcos para a Ilha de Santo Aleixo, a 6 km da orla, onde se pode fazer trilhas e mergulhar com snorkel.
Casas de veraneio dominam o cenário que é endereço do Serrambi Resort, outro pioneiro da região, com uma pegada náutica. Aulas de mergulho e vela e passeios de barco estão no cardápio de atividades da hospedagem.