Please enable JS

8 Curiosidades de Ano-Novo no Brasil e no Mundo

img

8 Curiosidades de Ano-Novo no Brasil e no Mundo

celebração de Ano-Novo é uma das festas que mais envolvem rituais e tradições no Brasil e no mundo, quase sempre com foco em sorte e renovação. Afinal, não faz mal nenhum desejar que o ano que está por vir seja melhor, certo? 

Sendo assim, para aprender sobre algumas dessas tradições (e quem sabe colocar uma ou outra em prática desta vez!), montamos uma lista com curiosidades de Ano-Novo bem legais. Vem ver!

1. Pular as sete ondas e oferecer rosas para Iemanjá

Quem passa o Réveillon nas praias brasileiras já sabe: haverá sempre alguém pra puxar a turma para pular sete ondinhas e fazer um pedido a cada uma delas. O ritual é uma herança das religiões de matriz africana e funciona como uma homenagem a Iemanjá, assim como atirar rosas brancas ao mar. 

2. Cores estratégicas

No Brasil, também é comum a atribuição de desejos para o ano novo a cores do vestuário. Ou seja: branco (paz), amarelo (prosperidade), verde (esperança), vermelho (paixão) e rosa (amor). Um truque para investir em mais de um desejo no look é incluir as roupas íntimas na brincadeira. 

3. Sementes de romã

O fruto tem um significado especial em diferentes culturas, como a grega, a romana e judaica. A romã está ligada a uma expectativa de sorte e prosperidade e por isso mesmo faz tanto sucesso em simpatias de Ano-Novo. Uma delas diz que é preciso chupar três sementes na virada e depois guardá-las secas dentro de uma nota de qualquer valor na carteira o ano todo. 

4. Lentilhas no prato

Uma tradição italiana (e muito adotada no Brasil) é incluir lentilhas na ceia de Ano-Novo. Isso porque existe uma crença de que este ritual pode trazer prosperidade. Não é à toa que o arroz com lentilha é tão frequente nos cardápios familiares de Réveillon.

5. Um balde de água fria

Em alguns países da América Latina, como Cuba e Uruguai, por exemplo, existe a tradição de atirar água pela janela para marcar a virada. A iniciativa é uma metáfora para jogar fora as tristezas do ano que passou e abrir espaço para sorte e prosperidade no ano que se inicia. 

6. Convidado especial

No Peru e na Bolívia não se abre mão de uma presença importante na festa de Ano-Novo: o ekeko. De modo geral, trata-se de uma estatueta de um homem vestido de acordo com a tradição do altiplano andino que representa o deus da prosperidade e abundância dos incas. Mas, ó, importante: o amuleto precisa ser bem cuidado e receber oferendas para trazer sorte.

7. Salvos(as) pelo gongo

Nos templos budistas do Japão, uma tradição do Oshougatsu (Ano-Novo japonês) é tocar o gongo 108 vezes a fim de afastar o mal. Segundo o budismo, isso também ajuda a expulsar os 108 tipos de pecados que ameaçam a humanidade.

8. Bola e beijo

Desde a virada de 1907 para 1908 causa sensação a tradição nova-iorquina da “Ball Drop”, a queda controlada de uma bola gigante de cinco toneladas na Times Square. A cerimônia atrai uma multidão todo Réveillon. Ao mesmo tempo, outra tradição americana para saudar o ano novo é o beijo na boca precisamente à meia-noite. Nada mau, hein? 


OUTROS POSTS