Please enable JS

4 destinos de serra no Sul e Sudeste para aproveitar a chegada do frio

img

4 destinos de serra no Sul e Sudeste para aproveitar a chegada do frio

Dormir em pousadas aconchegantes com lareira e banheira de hidromassagem, restaurantes de comidinhas regionais e mais fondue e chocolate, passeios com belas vistas para as montanhas: o friozinho está chegando no Sul e no Sudeste e é hora de aproveitar os deliciosos destinos de serra.

Nessa época, predominam dias com céu aberto e ensolarado, muitas atrações fechadas em outras épocas reabrem e ainda rolam festivais e eventos, principalmente nos feriados e em julho.

Aqui, selecionamos destinos de serra que dão ótimas viagens tanto em casal quanto com a família toda. Para organizar sua viagem, é só falar com um agente de viagens.

Serra Fluminense

A região serrana fica pertinho da capital carioca e é agraciada pelos picos únicos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilhas e cachoeiras. A maior cidade da região é Petrópolis, casa de atrações históricas como a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont, antiga residência de veraneio do pai da aviação. E ainda há distritos interessantes como Secretário, lugar de visitar vinícolas, cachaçarias, queijarias e restaurantes bacanas. Os mais aventureiros podem embarcar em caminhadas como a Trilha da Pedra do Sino, que leva até o ponto culminante da serra, a 2.275 metros de altitude.

Serra da Mantiqueira

Casinhas de inspiração alpina em Campos do Jordão

Essa emblemática serra brasileira abrange partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Por ali há tanto cidades mais agitadas quanto mais pacatas, com pousadinhas românticas e com hotéis-fazenda. A badalada Campos de Jordão (SP) é uma das mais completas como destino: além do centrinho charmoso com restaurantes e lojas e ampla oferta de hotéis, há uma porção de opções de passeios, de museu a horto florestal e até vinícola. Quem quer mais sossego pode procurar cidades como Gonçalves (MG) e São Francisco Xavier (SP), enquanto quem curte ecoturismo encontra cachoeiras e piscinas naturais na região de Visconde de Mauá (RJ), que também tem muitas pousadas e restaurantes gostosos.

Serra Catarinense

Panorama do Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim

Uma das regiões mais frias do Brasil (no auge do inverno, pode até nevar!) guarda um belo conjunto de picos, cânions e cachoeiras que podem ser admirados de série mirantes. A cidade mais estruturada é Urubici, onde fica Morro do Campestre, com suas excêntricas torres de arenito, e o EcoParque Papuã, onde você pode andar de “skybike”, espécie de tirolesa. Vale visitar também o Morro da Igreja, a 1.822 metros de altitude, no Parque Nacional de São Joaquim, e a Cascata Véu de Noiva, que despenca por um paredão rochoso. Quem gosta de um bom vinho não pode perder as imediações de São Joaquim, onde várias vinícolas recebem visitantes.

Serra Gaúcha

Gramado é a estrela da região

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais completos do Brasil. Entre belas paisagens com morros e florestas de araucárias, a região reúne construções históricas que remetem às imigrações italiana e alemã, vinícolas charmosas, restaurantes top, atividades de ecoturismo, eventos bacanas durante o ano todo e um cardápio de atrações variadíssimo. Por lá, dá tanto para fazer uma estadia romântica regada a bons vinhos, noites de lareira e vistas para a serra quanto uma viagem em família recheada de parques de diversões e espaços temáticos. A maior parte das atrações se concentram em Gramado e Canela, mas também vale se hospedar no Vale dos Vinhedos e conhecer Cambará do Sul, casa de alguns dos maiores cânions do país (Fortaleza e Itaimbezinho), muralhas verdes com até 800 metros de profundidade.


OUTROS POSTS