Please enable JS

Feriados de 2023: datas e ideias de viagens para cada época do ano

img

Feriados de 2023: datas e ideias de viagens para cada época do ano

Diz aí: quem já está ansioso(a) para viajar muito no ano que está por vir? Pois os vários feriados de 2023 oferecem oportunidades incríveis para cair na estrada. Ainda mais porque algumas datas que caíram em quartas-feiras em 2022 (como Independência, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados) serão às quintas-feiras. Ou seja, com possibilidade de emendar a sexta ????

Sendo assim, para se planejar desde já – sempre com ajuda de um(a) agente de viagens, claro –, listamos todos os feriados nacionais com datas e sugestões de destinos levando em conta cada período do ano.

21 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval – PROLONGADO

Parece Caribe – e é mesmo: San Andrés, na Colômbia, é um paraíso que combina bem com os feriados de 2023 | Crédito: Shutterstock

Para onde viajar? Quem quiser curtir a folia pelo Brasil pode procurar pelas festas famosas de Olinda (PE)Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) ou os blocos de rua de Belo Horizonte (MG)Recife (PE) São Paulo (SP). As praias do país costumam ficar bem cheias nesse feriado, mas as menos badaladas e distantes dos centros urbanos têm chance de permanecerem tranquilas. Portanto, vale a pena escolher bem pra onde ir e que tipo de viagem se espera ter ???? 

No exterior, as praias do Uruguai estão bombando nesta época do ano. Além disso, o período é ótimo para ir a San Andrés, na Colômbia, uma ilha caribenha dos sonhos.

07 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo

 

A Praia do Rosa, em Ibituba (SC), é dica de destino para os feriados de 2023 | Crédito: Shutterstock

Para onde viajar? Acima de tudo, é um período ideal para pegar tempo firme no litoral de Santa Catarina. Afinal, já passou a temporada de chuva do verão e a região tende a ser mais vazia do que nos meses anteriores. Dá para ir a FlorianópolisPraia do Rosa ou Balneário Camboriú – quem sabe com uma esticada até o parque Beto Carrero World! O mesmo vale para o litoral do Sudeste, em destinos como Ubatuba (SP) e  Ilha Grande (RJ)

Lembre-se: a Paixão de Cristo (ou Sexta-Feira Santa) precede o Domingo de Páscoa, que no ano que vem será comemorado em 09/04/2023.

21 de abril (sexta-feira) – Tiradentes

Para onde viajar? Foz do Iguaçu (PR) tem temperaturas superagradáveis em abril: dá para passear pelas cataratas sem passar calor e ainda ver bastante água. Ao mesmo tempo, em três dias dá pra curtir o melhor de Paraty (RJ), batendo perna no centrinho e fazendo um passeio de barco pelos arredores. Já no Centro-Oeste, Caldas Novas e Rio Quente (GO) dão um feriado gostoso em família em seus parques de águas termais. 

1° de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho

Para onde viajar? Pode ser interessante aproveitar este feriado de 2023 para conhecer as cidades históricas mineiras, como Tiradentes e sua vizinha São João del Rey, com casinhas coloniais, artesanato típico e muita comida feita no fogão à lenha. Outra ideia pelo Sudeste é visitar o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), um dos mais antigos do país, cheinho de cachoeiras com acesso fácil.

08 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi – PROLONGADO

Para onde viajar? As serras do Sul e Sudeste bombam nesse feriado, de Gramado (RS) a Urubici (SC), de Campos do Jordão (SP) a Monte Verde (MG) e Teresópolis (RJ). Logo, é só escolher uma pousada com lareira e aproveitar a vista. Os quatro dias também possibilitam fazer uma viagem para algum hotel de selva na Amazônia: perto de Manaus (AM) há muitos que oferecem estada com pensão completa e passeios. Quem prefere praia pode rumar ao Sul da Bahia, quem sabe para a agitada Porto Seguro ou sua vizinha hippie-chique Trancoso, por exemplo.

07 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil – PROLONGADO

Tá a fim de uma sugestão de viagem para o feriado de 07/09/2023? Então anote aí: Lençóis Maranhenses (MA) | Crédito: Shutterstock

Para onde viajar? Entre os feriados de 2023, esse é o que melhor combina com a Chapada dos Veadeiros (GO), que tem tempo seco em setembro. Isso é ótimo para percorrer trilhas em meio ao Cerrado e visitar dezenas de cachoeiras. Porém, outra boa pedida são os Lençóis Maranhenses, visto que ainda estão com lagoas cheias neste mês. As cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro (MA) servem de base para os(as) viajantes.

12 de outubro (quinta-feira) – Dia de Nossa Sra. Aparecida – PROLONGADO

Para onde viajar? Outubro é o mês perfeito para mergulhar nas águas translúcidas de Bonito (MS), assim como visitar grutas, avistar muitos animais e conhecer cachoeiras. A flutuação no Rio Sucuri, a Gruta Azul e a Estância Mimosa não podem faltar no roteiro de jeito nenhum. Por outro lado, o sol brilha no Nordeste: é um bom momento para ir à Fortaleza (CE) curtir as megabarracas de praia e fazer passeios a lugares como o Beach Park, em Aquiraz.

02 de novembro (quinta-feira) – Finados – PROLONGADO

Para onde viajar?

O clima na maior parte do Nordeste está irresistível neste mês. Dessa forma, que tal passar o feriadão em Maceió (AL), entre praias lindíssimas e restaurantes de frutos do mar, ou então em Porto de Galinhas (PE), com sua vila superanimada e seus ótimos hotéis pé na areia? Na região Norte, Alter do Chão (PA) também tem praia, mas de rio: é um destino para descansar e ver as belezas naturais e culturais dessa região amazônica.

Pela América do Sul, Montevidéu, no Uruguai, é boa pedida, com temperaturas mais agradáveis do que nos meses anteriores. De lá dá para fazer um bate-volta até a adorável cidade colonial Colônia de Sacramento.

15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da República

Para onde viajar? Este é o único feriado de 2023 nacional que cai em uma quarta-feira. Mas até nessa data dá para programar uma saidinha bate-volta, né? Um(a) agente de viagens certamente vai poder ajudar a escolher o destino ideal!

25 de dezembro (segunda-feira) – Natal

Para onde viajar? Para quem quer aproveitar a folguinha natalina para cair na estrada, o lugar mais ensolarado e seco do Brasil nessa época é a costa nordestina. Em outras palavras, pode ser boa hora para juntar a família em um dos resorts da chamada Linha Verde. Este é o nome da região ao norte de Salvador (BA) que cruza paraísos como ImbassaíCosta do Sauípe e Praia do Forte. Muitos deles são all inclusive, ou seja, as refeições e atividades de lazer já estão embutidas no valor da diária. Em contrapartida, para quem preferir rumar à região Sul, Gramado (RS) é embalada pelo famoso Natal Luz, evento cheio de decorações e atrações especiais.

E aí, você gostou das nossas sugestões de destinos para os feriados de 2023? Tem alguma dica extra de para onde ir? Então conte pra nós nos comentários! Isso porque seu depoimento pode ser muito útil para outras pessoas ????


OUTROS POSTS