Please enable JS

O que fazer em Santos (SP): 7 atrações imperdíveis

img

O que fazer em Santos (SP): 7 atrações imperdíveis

7 DICAS DE O QUE FAZER EM SANTOS (SP)

1. Conhecer o Museu do Café

Parte da fachada do Museu do Café – Santos – São Paulo | Crédito editorial: T photography/Shutterstock.com

Situado no prédio da antiga Bolsa Oficial de Café, o museu permite que todos(as) conheçam a história da bebida, famosa no Brasil e no mundo. Entre os destaques do passeio, não podemos deixar de mencionar o Salão do Pregão. Isso porque esse era o lugar onde, até 1950, eram feitas as negociações que determinavam o preço diário do café. A sala abriga 81 cadeiras e mobiliário em estilo art noveau – são 154 itens preservados no total –, portanto é como uma viagem no tempo. Tá se perguntando o que mais dá pra ver por lá? Objetos históricos, documentos e recursos audiovisuais são alguns exemplos.

5 paraísos naturais na região Sudeste para quem ama ar livre

2. Visitar o Aquário Municipal de Santos

Se a viagem incluir a criançada, acredite: este lugar precisa estar na listinha de o que fazer em Santos. Inaugurado em 1945, o Aquário Municipal de Santos é o mais antigo do país e abriga diversas espécies da vida marinha, como tubarões, arraias e tartarugas-marinhas. Somando mais de mil m², os quais, por sua vez, são divididos em 32 tanques, é a casa de mais de quatro mil bichinhos. Ou seja: reserve um tempo para explorar as instalações com calma, viu?

Como é fazer um passeio de balão em Boituva (SP): veja todos os detalhes desta experiência

3. Fazer um passeio de bondinho

Bonde - Santos - São Paulo | Foto: Tadeu Nascimento

Passeio de bondinho, que parte da Estação do Velongo – Santos – São Paulo | Crédito: Tadeu Nascimento

Um dos principais cartões-postais de Santos, o passeio de bondinho não pode ficar de fora do roteiro, seja essa a primeira visita à cidade ou não. Com um trajeto de 5 km, a linha sai da Estação do Valongo, ali mesmo no centro, e percorre cerca de 40 pontos históricos. O tour inclui o Outeiro de Santa Catarina (marco da inauguração da cidade), o Palácio Saturnino de Brito (sede da Sabesp e onde existe um museu sobre o sistema de saneamento do destino) e o Monte Serrat.

6 dicas de passeios de trem pelo Brasil

Inclusive, vale ressaltar que a própria Estação do Velongo, de 1867, pode ser considerada um atrativo turístico. Afinal, ela é tida como uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo. Além disso, corresponde à primeira estação de trem do estado de São Paulo e exibe um bonito projeto arquitetônico.

4. Ir até o Monte Serrat

Funicular para subir o Monte Serrat Santos São Paulo casa.da .photo shutterstock 1646174734

Funicular para subir o Monte Serrat – Santos São Paulo | Crédito editorial: casa.da.photo/Shutterstock.com

Acessado de bondinho e superemblemático, o Monte Serrat é, sem sombra de dúvida, uma parada obrigatória. Do alto, um antigo cassino e o Santuário Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, observam o cotidiano do destino. O pôr do sol se torna ainda mais belo quando presenciado dali. Mesmo porque essa é a oportunidade de contemplar a cor alaranjada dos raios de sol dar outro tom às curvas e aos contornos da região. Câmera em mãos, porque é de tirar o fôlego!

Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos

Para chegar até o topo dá pra pegar um funicular. Neste caso, a viagem dura em torno de quatro minutos. Segundo a história local, o Monte Serrat era o ponto escolhido pela população sempre que acontecia uma invasão pirata. Em 1614, em uma dessas ocasiões, os invasores foram soterrados e a comunidade atribuiu o milagre à Nossa Senhora, motivo pelo qual, muitos anos depois, ela se tornou a padroeira da cidade.

5. Relaxar no Orquidário Municipal de Santos 

Orquidário de Santos Santos São Paulo shutterstock 1787007020

Registro tirado no Orquidário de Santos – Santos – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Quando pensamos em o que fazer em Santos a primeira coisa que vem à cabeça são as praias, certo? Mas a cidade vai muito além disso, pode acreditar. O orquidário, por exemplo, reserva momentos tranquilos e de contato com a natureza. São cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies e 500 animais de 70 espécies encontrados em seu perímetro. Para adicionar ainda mais brilho ao passeio, pode ser que, ao circular por suas dependências, pavões, tartarugas e outros bichos cruzem o caminho do(a) visitante. Nada mau, né?

Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil 

6. Mergulhar na história do futebol

Museu Pelé Crédito editorial Stefan Lambauer shutterstock 1842139336

Museu Pelé – Santos – São Paulo | Crédito editorial: Stefan Lambauer/Shutterstock.com

Casa de craques como Pelé e Neymar, Santos também é o destino ideal para amantes do esporte. Sendo assim, oferece duas opções e tanto para visita. A primeira delas é o Memorial das Conquistas, instalado no Estádio Urbano Caldeira ou, como é mais conhecido, Vila Belmiro, o estádio oficial do Santos Futebol Clube. Esse espaço de 380 m² reúne mais de 500 troféus conquistados pelo clube em diferentes modalidades, assim como fotos ampliadas em tamanho natural, flâmulas, documentos, uniformes e bolas, entre outros objetos que relembram a história do time e seus jogadores. A visita ainda inclui uma descida até o gramado, o vestiário profissional, as arquibancadas e o Centro de Imprensa Armando Gomes, onde são feitas as entrevistas pós-partidas.

Seguindo viagem, o próximo point imperdível é o Museu Pelé. Fixado nos antigos casarões do Valongo, como o nome já indica o local é dedicado à nossa grande estrela e expões itens como camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus. Para completar, áudios, filmes, fotos e documentos ajudam a contar a trajetória do ídolo.

7. Percorrer a orla de Santos

Emoldurando os 7 km de praia, a orla é um dos grandes atrativos da região. Considerada uma das maiores do mundo desde 2002, ela é uma verdadeira galeria de arte graças aos seus monumentos e conjuntos culturais. Cabe destacar também uma característica pra lá de especial: um jardim com mais de 5 mil metros embeleza seu calçadão. Maravilhoso, não?

E você, ficou com vontade de viajar em breve, agora que já sabe o que fazer em Santos? Então, aqui vai uma dica: sempre consultar um(a) agente de viagens para planejar o roteiro! Por outro lado, caso já tenha tido a chance de visitar a região, deixe um comentário contando pra nós como foi a sua aventura, viu? Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas ????


OUTROS POSTS