Please enable JS

7 destinos em Pernambuco para conhecer e ser feliz

img

7 destinos em Pernambuco para conhecer e ser feliz

Fala a verdade: depois de tanto conteúdo sobre o Nordeste brasileiro ainda resta dúvida de que a região reserva algumas das belezas mais surpreendentes do nosso país? Pois hoje a gente resolveu dedicar um tempo para Pernambuco e provar só mais um pouquinho que qualquer viagem pra lá é nota mil. E logo, logo você vai entender o porquê! 

O estado detém uma lista tão extensa de atrativos turísticos e lugares para visitar que formatar um roteiro pode acabar se tornando um desafio. Pensando nisso, nós separamos aqui sete dos melhores destinos em Pernambuco cujo superpoder é transformar qualquer trip em uma experiência única. Bora lá! 

7 DESTINOS EM PERNAMBUCO PARA VISITAR O QUANTO ANTES

1. Recife

Já que o nosso objetivo é apresentar alguns dos principais destinos em Pernambuco, nada mais justo que o número um seja reservado à capital do estado, né? Recife tem mais de 1,5 milhão de habitantes e é uma cidade muito bem desenvolvida, que sabe como entreter todo mundo. Entretanto, quem tem uma quedinha por arte e cultura tem chances ainda maiores de se apaixonar pela região. 

Ei, você, que está nos lendo aí: se identificou? Então não tem como não passear pelo Recife Antigo, que corresponde ao Centro Histórico. Inclusive, é por ali mesmo que a gente sugere começar o roteiro. Afinal, é lá onde fica o Marco Zero, o ponto exato onde Recife nasceu. O point está localizado na Praça Barão do Rio Branco, popularmente chamada de Praça do Marco Zero.  

Nos arredores também podem ser encontrados: o Paço Alfândega (shopping supercharmoso com peças do ceramista Francisco Brennand), a Rua da Moeda (polo noturno cheio de bares e restaurantes) e a Rua do Bom Jesus (uma das mais antigas da cidade e sede da Sinagoga Kahal Zur Israel), por exemplo. 

2. Porto de Galinhas 

Bem pertinho de Recife, a menos de 60 km de carro, Porto de Galinhas tem ganhado cada vez mais destaque entre os destinos de Pernambuco com vocação para o turismo. Aliás, a região é uma das mais visadas do país devido à sua coleção de praias paradisíacas. Elas encantam pela água cristalina, cujos tons vão do azul ao verde. Além disso, o mar é quase sempre quentinho. Perfeito, né? 

Quem não estiver com muito tempo pode priorizar duas praias, já que elas são consideradas imperdíveis. São elas: Praia da Vila, com excelente infraestrutura de barracas, cadeiras e guarda–sóis, e a Praia de Muro Alto, célebre pelas piscinas naturais. Por outro lado, pessoas a fim de testar suas habilidades no surfe são sempre bem-vindas à Praia de Maracaípe, dona de grandes ondas.  

Para uma experiência de fato completa, vale a pena realizar o passeio de jangada para conhecer as já citadas piscinas naturais da região, bem como apostar em um passeio de buggy e se divertir nas trilhas. 

3. Olinda 

Clique da icônica Igreja do Carmo, em Olinda (PE) | Crédito: Shutterstock

Referência nacional em Carnavalarte e cultura, Olinda definitivamente merece estar na lista de destinos em Pernambuco para visitar pelo menos uma vez. Mesmo porque suas ruazinhas estreitas, ladeiras, chão de pedra e construções históricas esbanjam charme. Portanto, é até redundante dizer que a região é superfotogênica.  

Ao visitar Olinda é preciso ter em mente uma coisa: a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé. Sendo assim, sapatos beeeem confortáveis são essenciais, bem como uma garrafinha de água a tiracolo. Mas, afinal, o que fazer por lá, hein?  

Antes de qualquer coisa, sem desespero, porque a listinha é meio grande. Porém, não tem como não citar a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, o Centro Histórico, o Mosteiro de São Bento e a Igreja de São Salvador do Mundo (ou Catedral da Sé). A mesma coisa se aplica à Igreja do Carmo, Ladeira e Igreja da Misericórdia, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Mirante da Caixa d’Água e o Mercado de Artesanato do Alto da Sé

4. Fernando de Noronha 

Fernando de Noronha ganhou muita fama ao longo dos anos pela natureza intocada, de beleza cênica. E, ao que tudo indica, esta fama vai durar ainda muito tempo. Afinal, este paraíso pernambucano parece ter nascido com a nobre missão de tirar o fôlego da galera. 

Você sabia que Noronha conta com 21 ilhas e ilhotas? Isso mesmo, o arquipélago é maior do que muita gente pensa. Localizada a mais de 500 km de Recife – ou seja, a pouco mais de 1h de voo –, a região é conhecida pelas praias bem conservadas e por descortinar paisagens incríveis, que parecem ter sido desenhadas.  

Tá terminantemente proibido sair de lá sem conhecer a Baía dos Porcos e a Baía do Sancho, dupla que já encabeçou várias vezes a lista das praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Detalhe: é da Baía dos Porcos que se tem acesso à melhor vista para uma foto do Morro Dois Irmãos, cartão-postal absoluto de Noronha.   

Ao mesmo tempo, outra boa pedida é realizar um passeio de buggy que passa pelos principais pontos turísticos deste pequeno paraíso. O tour inclui, por exemplo: a Praia do Leão, o Museu do Tubarão, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro e a Praia do Porto de Santo Antônio

De quebra, nunca é demais passear pela Vila dos Remédios, o coração do destino. Afinal, é ali onde ficam mercados, bares, restaurantes, farmácias… enfim, toda a estrutura que o(a) visitante merece ???? 

5. Praia dos Carneiros 

Já deu pra perceber que Pernambuco não economiza quando o assunto são praias cinematográficas! Por isso mesmo, aí vai mais uma baita dica: a Praia dos Carneiros. Figurinha carimbada entre os lugares mais bonitos do estado, Carneiros pertence à cidade de Tamandaré, a mais ou menos 60 km de Porto de Galinhas.  

Para começar, a região oferece atrativos para todos os públicos. Isso inclui passeios de catamarã, nadar com peixinhos, se esbaldar nas piscinas naturais e até mesmo tomar banho de argila medicinal. E a gente tá só citando alguns exemplos, viu!  

Além disso, abriga a Capela de São Benedito – Igrejinha de Carneiros, parada mais que obrigatória para tirar aquela foto. Vale ressaltar que a Praia de Carneiros também é uma excelente pedida para bate-voltas para outras cidades, como por exemplo Porto de Galinhas e Olinda. Dessa forma dá pra visitar vários destinos de Pernambuco em uma única trip. Nada mau! 

6. Ilha de Santo Aleixo 

Situada entre Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros, a Ilha de Santo Aleixo pertence ao município de Sirinhaém. Para acessá-la é necessário ir até a Praia de Barra do Sirinhaém, uma vez que é de lá que partem as lanchas para a ilha.  

Ao chegar, vale a pena investir em passeios com guias que explicam sobre história e curiosidades do local, alugar um caiaque e curtir muito a praia, que é mais uma joia pernambucana. No entanto, por ser uma área de preservação ambiental, não há nenhuma superinfraestrutura turística, apesar de haver algumas opções de onde comer.  

Lembrete do bem: desbravar o lado sul da praia, salpicado de rochas vulcânicas. Quando a maré está baixa, forma-se uma deliciosa piscina natural. Para chegar até lá é preciso encarar uma trilha curta, que varia de 20 a 30 minutos.  

7. Jaboatão dos Guararapes 

Jaboatão dos Guararapes é um município da Região Metropolitana de Recife, a cerca de 20 km da cidade. Acima de tudo, este destino reserva muitas surpresas – boas, claro! Isso porque dificilmente a combinação entre praias, boa gastronomia e atrações culturais vai dar errado, não é mesmo? 

A região é bastante acolhedora, exala a vibe única nordestina e possui opções que agradam desde aqueles(as) que curtem conhecer a cultura e história locais até quem não dispensa boas horas dentro da água. Apesar de a dupla sol e mar ser irresistível, é sempre válido conhecer a Paróquia Nossa Senhora da Piedade e o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, assim como o Parque Histórico Nacional dos Guararapes

Outro point imperdível é a Lagoa Azul, contornada por paredões de rocha e endereço de uma maravilhosa e imensa piscina natural. Da mesma forma, evite deixar fora do roteiro a Ilha do Amor, cercada por vegetação nativa e com paisagens lindíssimas. De quebra, o mar é ótimo para banho e mergulho. Por outro lado, quem preferir praias com excelente infraestrutura turística e faixas de areias extensas deve se dirigir às praias Piedade e de Candeias. Confia! 

E aí, o que você achou da nossa seleção de destinos em Pernambuco? Conhece algum deles? Então deixe um comentário, já que o seu relato pode ajudar outras pessoas! 


OUTROS POSTS