Please enable JS

Para onde ir na primavera: 5 destinos no Brasil com charme de sobra

img

Para onde ir na primavera: 5 destinos no Brasil com charme de sobra

primavera chegou a todo o Hemisfério Sul! Trazendo consigo temperaturas mais amenas, na estação das flores as paisagens abrem espaço para grandes campos floridos e as árvores preenchem de cor qualquer cenário. Além de isso dar um up no nosso ânimo, esta transformação da natureza acaba rendendo fotos incríveis.

1. Campos do Jordão – São Paulo

Parque Amantikir - Crédito editorial: Julio Ricco/Shutterstock.com

Verde e muito charme: conheça o Parque Amantikir, em Campos do Jordão (SP) | Crédito editorial: Julio Ricco/Shutterstock.com

Embora Campos do Jordão tenha ganhado fama em todo o país como um destino de inverno, não se engane: vale muito a pena visitar a região durante a primavera. Isso porque a estação é mais do que propícia para atividades a céu aberto, como por exemplo arvorismotrilhas e circuitos de bike.

Ao mesmo tempo, a temperatura costuma ser bem agradável, não ficando nem muito frio, nem muito quente. De quebra, prepare-se para ver um colorido especial na cidade. Afinal, há flores e canteiros espalhados por todo o lugar, mas principalmente enfeitando o comércio e a Vila Capivari, o coração do destino.

Lembre-se de incluir no roteiro uma passada pelo Horto Florestal, pelo Parque da Floresta Encantada e pelo Pico do Itapeva.

2. Curitiba – Paraná 

Primavera - Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock

Além de cartão-postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba (PR) é uma das melhores dicas de para onde ir na primavera | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, Curitiba é chamada por muita gente de “Cidade-Jardim“. Sabe por quê? Simples! A capital paranaense conta com mais de 40 parques e bosques e com um planejamento urbano que visa à preservação ambiental.

Exibindo um dos maiores índices de área verde do Brasil, a região é uma das melhores dicas de para onde ir na primavera, já que coleciona flores e cores nesta época do ano. Só pra se ter uma ideia, seus bosques ganham ainda mais vida com lindas petúnias cor-de-rosabegônias e dentes-de-leão. Por isso mesmo, tá proibido sair de lá sem visitar a Rua das Flores (ou Rua XV de Novembro), o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, viu?

Além disso, cabe ressaltar que a cidade se destaca ao promover as Feiras Especiais da Primavera e Criança nas praças Osório e Santos Andrade, no centro. Os eventos começaram no último dia 21/09 e vão até 11/10/2022. Passeie sem pressa pelas feiras e aproveite a oportunidade para prestigiar o artesanato e a gastronomia locais, bem como para comprar lembrancinhas para os(as) pequenos(as) para o Dia das Crianças (12/10).

3. Foz do Iguaçu – Paraná

Você sabia que Foz do Iguaçu (PR) é um dos melhores destinos para onde ir na primavera?  Isso porque a vazão das Cataratas do Iguaçu tende a ser maior nesta época | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, pode ser um pouco difícil de descrever o clima em Foz do Iguaçu durante a primavera. A região tende a intercalar dias de calor com dias de temperatura mais amena – e às vezes cai uma chuvinha pra refrescar.

Mas isso definitivamente não tira o seu brilho. Para começar, o mês de novembro é uma das melhores épocas para contemplar a magnitude das Cataratas do Iguaçu, uma vez que a incidência de chuva é menor e geralmente a vazão de água é maior. Sendo assim, pode se preparar para tirar centenas de fotos, porque elas vão ficar lindas!

Aliás, o Parque Nacional do Iguaçu como um todo ganha ainda mais beleza nesta época, esbanjando vida. Outra dica que sempre cai bem é emendar com uma visitinha à Puerto Iguazú e admirar o lado argentino das Cataratas. Para uma viagem ainda mais top, considere estender o passeio até Minas de Wanda, na província de Misiones, também em Puerto Iguazú. Em linhas gerais, trata-se de uma mina de extração de pedras preciosas, cujo roteiro inclui caminhar por entre os túneis. O local é todo diferentão e você ainda vai ter a chance de ver de perto ametistas, quartzos e topázios, por exemplo.

Curtiu? Então considere conhecer também as Ruínas de San Ignácio, que datam de 1632 e foram tombadas pela Unesco. Como este fascinante sítio arqueológico também fica em Misiones, dá pra ir até as Minas de Wanda e às ruínas no mesmo dia.

4. João Pessoa – Paraíba 

Você sabia que João Pessoa é considerada a segunda capital mais verde do mundo? Sim, nada mais justo, considerando que são mais de 47 m² de área verde para cada habitante. À sua frente, apenas Paris, na França. Portanto, já deu pra entender porque a principal cidade paraibana é uma dica excelente de para onde ir na primavera.

No Parque Solon de Lucena (ou Parque da Lagoa), o chão fica forrado de pétalas dos ipês amarelos e acaba se tornando o lugar favorito de muita gente. Fora este espetáculo, que dura mais ou menos um mês, o parque é pontilhado de palmeiras e belos exemplares de Pau-BrasilPitombeiras e Castanholas, entre mais de 700 outras árvores.

Ao circular por Jampa, nome pelo qual a cidade é carinhosamente chamada, vai ser fácil perceber que a primavera chegou. Isso porque algumas avenidas são bem arborizadas, como as avenidas Ministro José Américo de Almeira e Maximiano Figueiredo.

Ah, sim! Leve roupa de banho e muita disposição para encarar o brilhante sol paraibano em pelo menos uma das muitas praias da cidade. Tambaú e Cabo Branco estão entre as mais populares e valem a visita, embora seja difícil resistir também ao azul-turquesa da Praia de Manaíra. De toda forma, tem uma que não pode ficar de fora de jeito algum: a Praia do Seixas (ou Ponta do Seixas, se preferir). Além de estar a um catamarã de distância de mais de 20 piscinas naturais, sua localização única, no ponto mais oriental do continente americano, concedeu o privilégio de ser o lugar onde o sol nasce primeiro.

5. Holambra (São Paulo), um dos melhores lugares para onde ir na primavera

Acima de tudo, Holambra (SP) é conhecida como a cidade das flores. Portanto, é uma ótima dica de para onde ir na primavera | Crédito: Shutterstock

Para fechar com chave de ouro, Holambra, a cidade das flores. A pouco mais de 200 km de São Paulo, a charmosa cidade não recebeu o título por acaso. Responsável por grande parte da produção de flores do país, o destino conta com diversos parques e estufas, que na primavera deixam o lugar ainda mais colorido, com mares de flores das mais variadas espécies e cores.

Não à toa, o principal evento da região, a Expoflora, é realizada em setembro. Este ano, ela vai até 25/09/2022 (ou seja, próximo domingo). Para curtir a vibe de bem-estar que se faz presente em toda a cidade, a dica é apostar em um city tour. Afinal, é exigido estar na companhia de um(a) guia credenciado(a) para acessar os campos de flores, o cartão-postal de Holambra.

Apesar de esta ser uma recomendação para todo o ano, ninguém pode sair de Holambra, sobretudo na primavera, sem fazer uma visita ao Moinho dos Povos Unidos. Réplica perfeita dos moinhos holandeses, além de ser um ícone por ali, a vista que se tem de seu topo é magnífica. 


OUTROS POSTS