Please enable JS

O que fazer em São Luís: 8 dicas para curtir a capital do Maranhão

img

O que fazer em São Luís: 8 dicas para curtir a capital do Maranhão

Que tal logo de cara contar uma curiosidade sobre a capital do Maranhão? Uma não, duas! Saca só: ela é a única cidade do país fundada por franceses e a dona da maior coleção de azulejos portugueses da América Latina. Uau! Só com isso já deu para perceber que ela tem muito a apresentar a quem a escolhe como destino, certo? Também chamada de “Ilha do Amor”, descubra a seguir o que fazer em São Luís!

8 DICAS DE O QUE FAZER EM SÃO LUÍS E ARREDORES

1. Antes de qualquer coisa, dê uma volta no Centro Histórico

Conhecer o Centro Histórico é uma verdadeira viagem no tempo, mas também deve ser o primeiro passeio que deve estar na sua lista de o que fazer em São Luís. Isso porque ali você vai conferir de perto casarões e sobrados coloniais tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, assim como paredes cobertas por azulejos e ruas e becos cheios de história.

Quer um spoiler do que dá pra ver neste tour? A Casa do Maranhão é um incrível museu folclórico, ao passo que a Casa da Festa é um casarão do século 19 que guarda diversos artefatos da cultura local, sobretudo no que se refere à celebração do Tambor de Mina, Festa do Divino, Tambor-de-Crioula e outros eventos tradicionais. Inclusive, “Casa da Festa” é um dos apelidos para o nome oficial: Centro de Cultura Popular. Por outro lado, a Casa de Nhozinho guarda peças do renomado artesão Antônio Bruno Pinto Nogueira, também chamado de Nhozinho. Além disso, o acervo contém itens que remetem à cultura do Maranhão.

2. Visite o Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é um daqueles lugares que quem vai a São Luís tem obrigação de visitar. Ele tem 3 mil m² de área construída em arquitetura neoclássica e leva este nome por ser “guardado” por leões de bronze. A beleza do prédio é completada por sua localização: ele fica entre coqueiros e dá vista para a Baía de São Marcos. Construído em cima do Forte de São Luís, tomou forma de palácio apenas no século 18. Caso não se contente em ver esta verdadeira obra só por fora, também há visitação interna. Portanto, não deixe de conferir a agenda do local!

3. Caminhe pelo Parque Ecológico da Lagoa da Jansen

Um complexo de lazer e tanto, o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen é a escolha certa para o dia e para a noite. O que dá pra fazer por lá? Se exercitar nas quadras, assistir a apresentações na concha acústica e se entregar às caminhadas. Por último, que tal fechar o dia tomando algum drink de frente para a lagoa? O point é perfeito pra isso, já que os arredores do parque têm diversos bares. Ou seja: duas dicas imperdíveis de o que fazer em São Luís ????

4. Passe um tempo nas praias

Nenhum post sobre o que fazer em São Luís poderia deixar as praias de fora – até porque o destino é cheio delas. Uma das mais conhecidas é a Praia de São Marcos, que coloca à disposição do(a) visitante boa infraestrutura. Por isso mesmo, costuma atrair bastante gente, inclusive quem quer praticar kitesurfe. Perto dali fica a Praia do Calhau, que vale uma visita. Outro nome bem conhecido na cidade é a Praia do Meio, uma das poucas do Brasil onde os carros podem circular pela areia.

Agora, se quiser fugir um pouco do agito, aposte na Praia do Amor, no município de Tutoia, uma vez que ela é praticamente deserta e tem água quente e mansa. Anote aí mais algumas dicas de ouro: Praia do Mangue Seco (em Araçagi), Ponta Verde (São José de Ribamar) e Carimã (Raposa).

Em outras palavras, aproveite a estada em São Luís para curtir um dia de sol, correr na areia e, claro, provar a culinária em um dos quiosques.

5. Conheça a Igreja da Sé (ou Catedral Metropolitana)

Igreja da Se Sao Luis Maranhao Credito editorial Luis War shutterstock 1833652048

Igreja da Sé, um dos marcos de São Luís, no Maranhão | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

Construída em 1762, a Igreja da Sé é outro lugar que merece uma visita em São Luís. Foi erguida pelos portugueses para dar graças à vitória da Batalha de Guaxenduba, travada com os franceses em 1615. Inclusive, reza a lenda de que, à época, os portugueses estavam em desvantagem numérica, mas pediram ajuda à Nossa Senhora e venceram. Quando a conquista veio, a igreja passou a ser chamada de Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

Reserve um tempo para explorar seu interior. Afinal de contas, o altar principal é todo em ouro 22 quilates. Dá pra imaginar? Então não perca tempo, não, e inclua a visita à igreja na relação de o que fazer em São Luís!

6. Confira a arquitetura do Teatro Arthur Azevedo

Mais importante teatro do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo foi construído em 1815. Dono de um estilo arquitetônico neoclássico, sendo um exemplar único desse estilo na capital, ele recebe até hoje diversos espetáculos. Ao mesmo tempo, oferece visitas guiadas, as quais permitem conferir de pertinho sua grandiosidade.

7. Curta um reggae

Você sabia que um dos apelidos de São Luís é Jamaica Brasileira? Pois bem, a cidade tem um museu cheio de artefatos que contam a trajetória desse estilo musical, o Museu do Reggae Maranhão. Aliás, aqui vai um dado interessante: o museu é o primeiro do mundo, fora da Jamaica, a prestar uma homenagem ao reggae, sabia? Além disso, também é possível entrar no ritmo nos bares e restaurantes localizados na Rua Portugal, no Centro Histórico. Vale muito a pena, viu?

8. Dar uma esticadinha até Alcântara

Por fim, a 1h20 de barco da capital, a cidade de Alcântara é famosa por suas ruínas muito bem conservadas. Mas, peraí, ruínas de quê? A região prosperava bastante nos séculos 18 e 19, mas, quando o ciclo do algodão chegou ao fim, assim como a escravatura, os mais abastados acabaram empobrecendo e as construções foram interrompidas. Ao contrário do que se imagina, o legado disso foi um destino que parou no tempo, é verdade, mas que, em troca, mescla casarios bem bonitos com ruínas que são excelentes para fotografias. Ou seja: não se esqueça de levar a câmera ao fazer este bate-volta, OK?


OUTROS POSTS