Please enable JS

Eventos em Gramado: 6 festivais incríveis durante o ano

Eventos em Gramado: 6 festivais incríveis durante o ano

Não existe baixa temporada em Gramado: o principal destino da Serra Gaúcha não para. Além do amplo cardápio de atrações que seduz adultos e crianças, um grande número de eventos incríveis garante movimentação durante o ano inteiro.

Só no Natal Luz, que começa no final de outubro e vai até meados de janeiro, estima-se que dois milhões de visitantes viajem à cidade. A seguir, conheça seis dos melhores eventos em Gramado para anotar na agenda.

Gramado in Concert (fevereiro)

eventos em gramado gramado in concert

Música erudita em fevereiro
Crédito: Rafael Cavalli/divulgação

Após a gostosa ressaca provocada pelo Natal Luz, que ocupa o calendário entre a última semana de outubro e a primeira quinzena de janeiro, o Gramado in Concert abre as festividades anuais da cidade. O evento, que chegou à sua nona edição em 2023, é realizado na primeira quinzena de fevereiro e traz apresentações de música erudita e popular, em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Além dos espetáculos, há oficinas de vários instrumentos musicais. As apresentações ocorrem em vários locais da cidade, tendo a Expogramado como palco principal.

Páscoa em Gramado (fevereiro/março)

eventos em gramado pascoa

As atrações de Páscoa duram um mês inteiroCrédito: Cleiton Thiele/divulgação

Conhecida como a capital do chocolate artesanal, Gramado dá um tratamento especial à Páscoa. As festividades começam exatamente um mês antes do domingo de Páscoa, época em que as ruas e parques da cidade são enfeitadas com coelhinhos e ovos. A Rua Coberta abriga o espetáculo O Reino Mágico da Páscoa, voltado para crianças de todas as idades. Montada na Praça das Etnias, a Vila de Páscoa expõe produtos típicos da região – lá também fica a Casa do Pascoalino. Durante os fins de semana acontece a Parada de Páscoa, na Avenida Borges de Medeiros, e o Gramado Aleluia é marcado pelas procissões dos Passos e dos Ramos.

Festa da Colônia (abril/maio)

eventos em gramado festa da colonia

A culinária dos imigrantes é um dos destaques da Festa da ColôniaCrédito: Cleiton Thiele/divulgação

Há mais de 30 anos, produtores rurais – que vivem nas chamadas Linhas – “invadem” a área central de Gramado para um divertido e delicioso festejo. Os descendentes de italianos, alemães e portugueses trazem para a Expogramado um pedaço de sua cultura representada em shows de músicas e danças típicas, artesanato e uma culinária para lá de deliciosa. Prepare-se para se esbaldar com massas, galeto, polenta. chucrute, salsichão e doces portugueses. Em paralelo são realizados o Concurso de Espantalho e os Jogos Rurais, com competições de bocha e canastra, entre outras modalidades.

Festival de Cinema (agosto)

eventos em gramado festival de cinema

Kikito: o almejado prêmio do Festival de cinemaCrédito: Cleiton Thiele/divulgação

O principal evento do inverno de Gramado é realizado desde 1973, atraindo atores e diretores do cinema brasileiro e ibero-americano. A edição de 2023 será realizada entre os dias 11 e 19 de agosto; por isso, os fãs da sétima arte devem correr para garantir uma hospedagem na cidade. Com sessões no Palácio dos Festivais e na Rua Coberta, a mostra competitiva reunirá este ano apenas produções nacionais: os melhores em cada categoria são premiados com o troféu Kikito, a estatueta-símbolo de Gramado. Os filmes ibero-americanos serão exibidos em uma mostra paralela, sem premiação.

Festival de Cultura e Gastronomia (setembro)

eventos em gramado festival de cultura e gastronomia

Restaurantes de Gramado criam pratos especiais para o Festival de Cultura e Gastronomia
Crédito: Cleiton Thiele/divulgação

Durante dez dias em setembro (em 2023, o evento acontecerá entre os dias 7 e 17), vários restaurantes da cidade participam do festival. A partir de um ingrediente obrigatório – em 2022 foi a oliveira e seus derivados –, os participantes devem elaborar um menu com dois pratos. Além disso, há almoços ou jantares harmonizados com vinhos da Serra Gaúcha, oficinas, workshops, shows musicais e o concurso de Melhor Chef – para participar, exige-se que o candidato já tenha trabalhado em algum restaurante da cidade.

Natal Luz (outubro/janeiro)

eventos em gramado natal luz

O Grande Desfile de Natal: uma das principais atrações do Natal Luz
Crédito: Rafael Cavalli/divulgação

O Natal Luz começou com um concerto de músicas natalinas em 1986 e foi se expandindo ao longo dos anos – a edição de 2023 vai de 27 de outubro a 14 de janeiro de 2024. Mais de 2 milhões de turistas sobem a serra para conferir a decoração especial e os espetáculos natalinos. Entre as atrações gratuitas destacam-se a parada de Natal, os shows musicais da Rua Coberta, a corrida de papai-noel e os pinheiros que podem ser decorados pelos turistas. Mas o grande chamariz são os três espetáculos pagos à parte: no Nativitaten, o nascimento de Jesus é contado por cantores líricos em um espetáculo com luzes, água e fogos de artifício; a Fantástica Fábrica de Natal conta a história de um menino que sonha em conhecer a fábrica de brinquedos do papai noel; já o Grande Desfile de Natal remete a uma apresentação de escola de samba, onde carros alegóricos e passistas desfilam em uma passarela contando a história natalina.

OUTROS POSTS