Please enable JS

Curiosidades sobre Portugal: 14 fatos bem interessantes sobre o país europeu

img

Curiosidades sobre Portugal: 14 fatos bem interessantes sobre o país europeu

Há algumas controvérsias no que se refere à história do nosso país. A maioria dos livros ensina que foi Pedro Álvares Cabral quem primeiro chegou ao Brasil em 1500. No entanto, outra teoria indica que foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón a fazer a sua estreia, digamos assim, em terras tupiniquins. Afinal, ele integrava a frota de Cristóvão Colombo que descobriu a América e pode ter sido o gringo número um a se maravilhar com as praias de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco – isso poucos meses antes de Cabral.

Hoje, mais de 500 anos depois, fica difícil saber o que de fato aconteceu. Mas não dá pra negar que temos um vínculo especial com Portugal, um tipo de elo invisível aos olhos, é verdade, mas que desperta o nosso interesse pelo país. De acordo com uma matéria publicada pelo veículo O Globo, em 2021 eram mais de 204 mil brazucas registrados(as) como estrangeiros(as) residentes por ali. Porém, estima-se que a comunidade verde-amarela seja de meio milhão de pessoas, considerando a galera que tem cidadania portuguesa, por exemplo.

14 CURIOSIDADES SOBRE PORTUGAL QUE VÃO TE SURPREENDER

1. O idioma é parecido, mas nem tanto

Em Portugal se fala… português, claro! Quer uma constatação mais óbvia do que essa? Entretanto, não tão óbvio assim é o significado de “pequeno almoço”. Por aqui a gente prefere chamar de “café da manhã”, mesmo. Ao contrário do que pode parecer, “levantamento de dinheiro” não é um esporte (quem dera, né!): a expressão é o equivalente ao nosso “sacar dinheiro”. Inclusive, nunca diga a um(a) português(as) que vai sacar dinheiro, pois eles(as) entendem “saque” como “roubo”. Eita!

Outra dica importante: ninguém está sendo mal educado ao se referir a outra pessoa com os termos “puto”, já que ele significa “adolescente”, ou “rapariga” (menina). Na padaria, tá liberado pedir um “cacete” (um tipo de pão). Se você for fazer um curso e alguém disser que é preciso pagar propina, não se desespere: a palavra quer dizer “mensalidade”.

Lá não existe blitz; o que eles conhecem é a operação STOP. Aliás, se um guarda te parar, ele pode te pedir para “soprar o balão” (fazer o teste do bafômetro). Por falar em carro, lembre-se de sempre dar passagem para os “peões” (pedestres).

Passou em frente a uma vitrine e gostou de uma camiseta? Ao entrar na loja, refira-se a ela como “T-Shirt” (sim, em inglês). Talvez ela combine com “calças de ganga” (calça jeans) novinhas em folha!

Conclusão: o português em Portugal pode ser bem diferente do português que a gente fala por aqui. Tanto que, lá, eles(as) se referem à nossa língua como “brasileiro”. De toda forma, pode ficar tranquilo(a), porque dá pra se virar muito bem com o nosso jeito de falar ????

2. O país é 20 vezes menor do que o Brasil e é o sexto mais pacífico do mundo

Portugal é um país pequeno. Quem quiser percorrê-lo de uma ponta a outra vai se deparar com pouco mais de 720 km de estrada. Esta característica é especialmente benéfica para o turismo, pois é um convite para alugar um carro e desbravar as belezas de norte a sul do destino.

Isso também significa que tem menos gente por lá. Pode ficar de queixo caído: a população do Brasil, de 212 milhões de pessoas, é 20 vezes maior do que a de Portugal (10 milhões).

Em compensação, os(as) tugas representam o sexto país mais pacífico do mundo, segundo o Global Peace Index. À sua frente, apenas Islândia, Nova Zelândia, Irlanda, Dinamarca e Áustria.

3. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira vale em Portugal

Entre as curiosidades sobre Portugal, vale ressaltar uma que é especialmente útil para nós: dá pra dirigir no país europeu utilizando a CNH brasileira. Isso porque, em julho de 2022, foi aprovada uma lei que autoriza condutores(as) devidamente habilitados(as) a rodar pelo país utilizando seu documento original. Isso, claro, se ele estiver dentro da validade. Quando a CNH expirar, aí sim é preciso obter a versão portuguesa.

Assim como no Brasil, a carteira de motorista pode ser obtida após os 18 anos, sobretudo se o intuito for dirigir carros de passeio. No entanto, aos 16 já é permitido obter licença para dirigir quadriciclos e motocicletas de até 125 cilindradas. Veículos mais pesados e que comportem mais de oito passageiros(as) são restritos a maiores de 21 anos. Ou seja: a idade mínima varia conforme a categoria.

4. Estudantes da Universidade de Coimbra se vestem como em Harry Potter (e vice-versa)

Curiosidades sobre Portugal: J. K. Rowling, autora de "Harry Potter", pode ter se inspirado nos uniformes da Universidade de Coimbra para as roupas dos(as) estudantes de Hogwarts | Crédito editorial: Arsenie Krasnevsky/Shutterstock.com

Curiosidades sobre Portugal: J. K. Rowling, autora de “Harry Potter”, pode ter se inspirado nos uniformes da Universidade de Coimbra para as roupas dos(as) estudantes de Hogwarts | Crédito editorial: Arsenie Krasnevsky/Shutterstock.com

J. K. Rowling, a autora da consagrada saga Harry Potter, não esconde de ninguém que se mudou para a cidade do Porto em 1991. Na época, a história que ganharia o mundo seis anos depois era só um manuscrito. Portanto, faz todo o sentido que alguns detalhes do dia a dia à la Portugal da escritora britânica tenham encontrado espaço em suas palavras.

Um dos paralelos mais notórios envolve os tradicionais uniformes dos(as) estudantes da Universidade de Coimbra, compostos por trajes pretos e uma longa capa por cima. A descrição fez soar um sininho na sua mente? Pois bem, tem tudo para não ser coincidência que os(as) alunos(as) de Hogwarts usem algo similar, embora suas vestes tenham, claro, detalhes únicos.

Mas há outras referências que vinculam Portugal ao mundo mágico de Harry Potter. Segundo a biografia da autora, os charmosos cafés do Porto foram fontes de inspiração para “A Pedra Filosofal”, o primeiro livro da saga. O seu favorito, porém, era o Café Majestic, de 1921, ainda hoje considerado um dos mais bonitos do planeta.

5. O destino é o maior polo exportador de cortiça e um entusiasta da energia renovável

Entre as inúmeras curiosidades sobre Portugal que encontramos, esta definitivamente merecia destaque. O país europeu é líder mundial na produção e utilização da cortiça, material reciclável, renovável e, por consequência, sustentável.

Se você for para as terras de além-mar em breve, tente prestar atenção à quantidade de coisas feitas com cortiça: bolsasporta-copos, sapatos, artigos para decoração. De modo geral, são ótimas opções de “prendas” (presentes).

E, como toda iniciativa positiva rende frutos ainda melhores, Portugal se transformou no maior exportador do globo em produtos transformados com a cortiça. Esta atividade movimenta, sozinha, mais de 980 milhões de euros na economia local.

Por falar em sustentabilidade, a gente precisa ressaltar como o país aposta em energia renovável. Entre janeiro, fevereiro e março de 2021, quase 80% de toda a energia elétrica utilizada no destino veio de fontes renováveis (hídricaeólicasolar e de biomassa). É sobre isso!

6. Lisboa tem a livraria mais antiga do mundo

Desde 2011 a Livraria Bertrand faz parte do Guinness World Records. Isso porque ela ganhou o nobre título de livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. E, cá entre nós, faz todo o sentido uma livraria fazer parte do livro dos recordes, não é?

Criada em 1732, ela fica no bairro do Chiado, na capital Lisboa. Ao longo dos anos, seus corredores já foram utilizados por grandes nomes da literatura, como Eça de Queiroz, Aquilino Ribeiro e Alexandre Herculano.

Universidade de Coimbra tem uma vibe similar: como se não bastasse ser uma das mais antigas da Europa, sua idade é referência mundial. Afinal – pasmem! –, sua fundação se deu em 1290, pleno século 13. Detalhe: esta tradicional instituição de ensino surgiu com o lema “o admirável tesouro do conhecimento”. O original, em latim, é “Scientiae thesaurus mirabilis”.

7. A gastronomia é impecável, sem qualquer tipo de exagero

A gastronomia portuguesa é, de fato, diferenciada. Quem já provou os pasteizinhos de Belém sabe que esta é uma experiência que nunca vai sair da lembrança do seu paladar. A mesma coisa vale para o bacalhau, o carro-chefe dos restaurantes. Parece que existe algum tipo de receita secreta que somente chefs portugueses(as) têm acesso. Este cenário, aliás, condiz com a realidade: Portugal é um dos maiores consumidores de peixe em âmbito global, arrebatando o posto de número um na União Europeia. Não à toa, a galera lá também se amarra em sardinhas e frutos do mar.

8. O café faz tanto sucesso que é encontrado até em balada

Quando se trata de consumo de café, o Brasil está sempre nas primeiras posições. E este é um orgulho nacional: como não apreciar um cafezinho depois das refeições, no café da manhã ou mesmo pra dar um gás durante o dia? Pois os(as) portugueses(as) também não dispensam uma boa chávena (xícara) da bebida.

Inclusive – e esta é uma das melhores curiosidades sobre Portugal, em nossa humilde opinião –, o café é encontrado até mesmo em barzinhos e baladas. Ao contrário do que rola por aqui, com a maioria das pessoas evitando cafeína à noite para não perder o sono, lá o consumo da bebida não tem nada de extraordinário depois das 22h, por exemplo.

9. Os caixas eletrônicos ficam nas ruas

Tá a fim de fazer um “levantamento de dinheiro”? Em Portugal você não vai ter que entrar em uma agência bancária, visto que os caixas eletrônicos ficam ali mesmo, nas ruas. Como a gente já comentou aqui, o país é o sexto mais seguro do mundo.

Contudo, cabe dizer que a localização estratégica dos caixas não é exclusividade lusitana. Sabe por quê? Esta também é uma realidade na capital francesa Paris e em cidades norueguesas, só pra citar alguns exemplos.

10. As praias da cidade de Nazaré são conhecidas pelas ondas gigantes

Todos os anos, entre novembro e fevereiro, a cidade portuguesa de Nazaré costuma ficar sob os holofotes devido às suas ondas particularmente gigantes. Peraí, como é que é? Em linhas gerais, o fundo do mar das praias nazarenas conta com um cânion submerso, cuja origem pode remontar há milhões de anos. Este cânion ganhou o nome de canhão (o “Canhão da Nazaré”) e a profundidade ali pode alcançar quase 5 mil metros. Não dá um frio na espinha só de pensar nisso?

Esta peculiaridade favorece o surgimento de ondas extraordinariamente grandes e fortes; ao mesmo tempo, dá “match” com surfistas de todos os cantos. Sendo assim, para surpresa de zero pessoas, Nazaré se tornou um templo do surfe – e tem reforçado o potencial do Brasil no esporte. Afinal, em fevereiro deste ano, os brazucas Lucas Chumbo e Maya Gabeiro venceram o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge. Basicamente, este é o campeonato mundial de ondas grandes. Que prestígio, galera!

11. Pais e mães não podem escolher qualquer nome para os(as) filhos(as)

Este, caro(a) leitor(a), não é um problema com o qual os(as) portugueses(as) têm que lidar. Quer dizer, pelo menos não a maioria das pessoas. Além disso, esta é uma das curiosidades sobre Portugal mais curiosas (com o perdão da repetição) e mais interessantes que encontramos. O motivo é simples: existe uma lista de nomes permitidos e até mesmo algumas diretrizes para a escolha dele.

12. Portugal foi o sexto país da Europa a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

A decisão foi tomada em 2010 pelo então presidente Anibal Cavaco Silva e seguiu o posicionamento adotado por Bélgica, Espanha, Holanda, Noruega e Suécia. Em âmbito mundial, os(as) tugas foram a oitava nação a dar carta branca para a união homoafetiva.

13. Você vai se sentir em casa: nossas músicas fazem sucesso em Portugal

Axébossa-nova, MPB, funk, sertanejo universário, pop rock… Todos esses gêneros encontraram espaço para florescer em terras portuguesas. E esta diversidade de ritmos parece encantar nossos(as) fãs europeus(eias).

A receptividade é tão grande e tão positiva que cada vez mais brazucas têm se apresentado em festivais na região e encontrado uma multidão mais do que disposta a cantar seus maiores sucessos.

14. Acham brasileiros(as) felizes e bem-humorados(as), mas barulhentos(as)

Acima de tudo, os(as) tugas nos veem como um povo alegre, que leva a vida de um jeito leve. Nosso senso de humor e disposição também são muito apreciados, bem como o fato de que topamos qualquer parada. Principalmente se for uma boa festa!

Em contrapartida, nosso jeito expansivo nos rendeu a fama de barulhentos(as). Temos a tendência de achar graça na maioria das coisas – e nossas risadas são altas. Fora isso, a gente ama ouvir música. Até aí nenhum problema. Porém, segundo eles(as), também fazemos isso em um volume maior do que o necessário. Ops!


OUTROS POSTS