Please enable JS

Chapada dos Veadeiros: onde fica, como chegar, quando ir e o que fazer na região

img

Chapada dos Veadeiros: onde fica, como chegar, quando ir e o que fazer na região

Chapada dos Veadeiros: onde fica, como chegar, quando ir e o que fazer na região

Um dos destinos favoritos não só dos brasileiros, mas de aventureiros do mundo todo, a Chapada dos Veadeiros encanta todo mundo que passa por lá. A região, que se encontra no bioma do Cerrado, abriga belas paisagens, além de uma fauna e flora únicas. Inclusive, seus habitantes encantam qualquer um: isso porque entre eles estão ararastucanosseriemastamanduásonçasantas e muito mais. Sem a menor sombra de dúvida, há muito o que dizer sobre a Chapada dos Veadeiros. Vamos conferir? Se liga! 

PRINCIPAIS DICAS SOBRE A CHAPADA DOS VEADEIROS

Onde fica? 

Antes de qualquer coisa, é preciso saber onde fica a Chapada dos Veadeiros, né? Bom, a região fica a aproximadamente 250 km ao norte de Brasília, no estado de Goiás. Algumas das principais cidades próximas são Alto Paraíso de GoiásSão Jorge e Cavalcante. Dependendo de onde você mora, a Chapada dos Veadeiros pode até parecer longe, mas a verdade é que seu acesso é muito tranquilo e a logística é ótima. Por isso mesmo, agora vamos mostrar como chegar até lá. 

Como chegar na Chapada dos Veadeiros? 

aeroporto mais próximo da região é o de Brasília. Ao mesmo tempo, também é possível ir até Goiânia e de lá alugar um carro. Porém, neste caso, a viagem será mais longa, de cerca de 400 km de estrada. Entretanto, a estrada é asfaltada e em boas condições. Outra opção é pegar um ônibus de Brasília até Alto Paraíso, mas de antemão vale ressaltar que ter um carro na sua viagem para a Chapada dos Veadeiros pode ser fundamental, uma vez que as cachoeiras costumam ser distantes umas das outras.

Quando ir? 

Com certeza saber a melhor época para visitar o destino é imprescindível, não é? Então vamos lá! Os melhores meses para visitar a Chapada dos Veadeiros se dá entre os meses de abril e julho, pois abril marca o final da chuva e, portanto, os meses seguintes são de clima mais seco. É justamente neste período que a região fica com vegetação abundante e as cachoeiras cheias de água. Com o passar dos meses, no entanto, as cachoeiras podem perder o volume de água.  

Os meses mais chuvosos são de novembro a março. Apesar de o volume de água aumentar, o risco dos passeios também cresce, uma vez que a chuva dificulta as trilhas e o acesso via estradas de terra. Sendo assim, se puder, viaje no período de seca, OK? 

O QUE FAZER NA CHAPADA DOS VEADEIROS? 

E, agora, a melhor parte: o que fazer na Chapada dos Veadeiros. Não há dúvidas de que no destino há milhares de opções de lazer, né? Mas separamos aqui algumas das melhores e que com certeza não podem faltar no seu roteiro. Confira agora! 

1. Não deixe de ir nas cachoeiras

As verdadeiras estrelas da Chapada dos Veadeiros são, de fato, as cachoeiras. Mesmo porque o destino tem várias, de todos os tipos e tamanhos. Por lá, você encontrará algumas com mais de 100 metros de altura e cascatas maravilhosas, assim como diversos poços, com os mais diferentes tons de azul–claro e verde–esmeralda. Não deixe de tomar banho em suas águas: embora sejam geladinhas, o clima quase sempre quente faz valer a pena o mergulho. 

Cachoeiras que você não pode deixar de visitar: as que fazem parte da Trilha dos Saltos e Corredeiras, Cachoeira das Cariocas (e a Trilha dos Cânions também!), Cachoeira do Abismo, Catarata dos Couros e Cachoeira do Macaquinho.

2. Visite o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Com mais de 240 hectares de área na região, o Parque Nacional abriga algumas das principais trilhas e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. Conhecer todo o parque exige, em média, cinco dias de visitação, já que algumas trilhas duram mais de 24h. A boa notícia é que a entrada para o parque é superacessível (o ingresso custa pouco mais de R$18) e está a poucos metros do centro da Vila de São Jorge. A vila costuma ser a porta de entrada para o parque e fica no município de Alto Paraíso de Goiás.  

Em linhas gerais, o parque é perfeito para quem está a fim de uma boa aventura e para quem curte ficar em contato com a natureza e apreciar lindas paisagens. Garrafinha de águacâmera fotográfica e protetor solar não podem faltar durante esse passeio, viu?

3. Conheça o Jardim de Maytrea 

Localizado na beira da estrada GO-239, o Jardim de Maytrea é um campo aberto de Cerrado preenchido com as mais diversas espécies de plantas e flores. Em outras palavras, é uma parada obrigatória para quem visita a região. Não deixe de passar lá no final da tarde para assistir a um inesquecível pôr do sol em meio a essa imensidão mágica que é a Chapada dos Veadeiros.  

Além disso, de lá você consegue observar o Morro da Baleia. Então, faça questão de tirar muitos registros deste bonito cartão–postal. Se possível, fique até o anoitecer para admirar o céu estrelado e único da região. Imperdível!

4. Experimente a culinária regional

Por fim, mas não menos importante, não poderia faltar nesta lista um item gastronômico, não é mesmo? Até porque estamos falando de Goiás, um dos ícones da gastronomia brasileira. Logo, não deixe de experimentar os clássicos da região, tais como pequi e castanha de baru. Além disso, a dica é provar também a deliciosa galinhada, o empadão goiano e as famosas jantinhas, que são um tipo de churrasco com vários acompanhamentos. Delícia! 

Por falar em comida, em São Jorge e Alto Paraíso de Goiás você encontrará ótimos restaurantes, daqueles que atendem a todos os gostos e bolsos. Em Cavalcante, contudo, as opções costumam ser mais limitadas, mas o bom tempero goiano prevalece.

E aí, te deixamos com vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros? A gente diria que sim, hein! Que tal entrar em contato com um(a) agente de viagens para montar um roteiro especial para um destino único como esse? 


OUTROS POSTS