Please enable JS

O que fazer em Jericoacoara (CE): por que visitar o destino

O que fazer em Jericoacoara (CE): por que visitar o destino

Um dos destinos mais procurados do litoral do Ceará (e do Brasil todo!), Jericoacoara ainda conserva a vibe rústica e as ruas de areia, embora tenha crescido muito nos últimos anos. Agora há uma hotelaria turbinada, diversos restaurantes e uma vida noturna para lá de animada. As paisagens ao redor abrangem dunas, praias, formações rochosas, lagoas de água cristalina e um pôr do sol deslumbrante em um município de nome diferente: Jijoca de Jericoacoara. Fora isso, quem viaja para essa antiga vila de pescadores de beleza incomparável só encontra dificuldade mesmo na hora de decidir entre ficar de pernas para o ar, apreciando a paisagem, ou se divertir com uma extensa lista de atividades.

Este paraíso fica a 300 km de Fortaleza e também conta com um pequeno aeroporto que recebe alguns voos. Descubra a seguir o que você não pode perder em uma estadia por lá e acione já seu agente de viagens para fazer a sua reserva!

O QUE FAZER EM JERICOACOARA:

As atrações de Jericoacoara se dividem entre o leste e o oeste do vilarejo. Bugues e caminhonetes levam os visitantes para fazer passeios nos arredores. O percurso mais popular geralmente passa pela Pedra Furada, pelo Buraco Azul, pela Praia do Preá e pela Árvore da Preguiça, que ficou torta em decorrência dos fortes ventos da região.

Lagoa Azul, parte da Lagoa de Jijoca, é imperdível, com sua água clarinha e seus quiosques com redes na água. Também vale ir à Lagoa do Paraíso, com bancos de madeira que surgem nas águas azuladas, convidando quem chega a entregar-se a um longo momento de descanso e garantir os cliques mais instagramáveis da viagem. Há até alguns beach clubs sofisticados por ali, como o The Alchymist Beach Club.

A água cristalina da Lagoa do Paraíso , em Jeri | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

O passeio para o oeste tem atrações mais rústicas e paisagens mais selvagens. Normalmente inclui paradas no rio Guriú, para observação de cavalos marinhos, no Lago Grande em Tatajuba, que também tem barracas e redes dentro da água, e na praia do Mangue Seco.

Graças aos fortes ventos, os praticantes de esportes náuticos encontram no destino condições perfeitas para a prática de wind e kitesurf, principalmente no segundo semestre. Adeptos do stand up paddle também costumam encher a praia, principalmente nos finais de tarde. No Club Ventos há aulas para quem quiser aprender e barzinho para quem preferir só sentar e assistir.

jericoacoara windsurf

No fim da tarde, quando o astro-rei desaparece no mar, todos rumam à Duna do Pôr do Sol para curtir o espetáculo. Do meio de junho até o fim de julho, vale ir até a Pedra Furada: messe período do ano, o entardecer ali é especial, porque o sol se põe “dentro” do furo da pedra. Dá para chegar até ela por uma trilha pelo Morro do Serrote ou pela areia – em dias de maré baixa, vale ressaltar – da Praia Malhada.

De noite, o agito toma conta de Jeri. Para comer, há restaurantes de comida regional, cozinha contemporânea, pizza, massas, sushi e mais. Depois, dá para tomar uma caipirinha nas barracas que são montadas na praia e conferir a programação musical dos bares e baladas, que vai de forró a música eletrônica. De madrugada, o pessoal mata a fome na Padaria Santo Antônio.

Coração do Parque Nacional de Jericoacoara e a 300 km da capital Fortaleza, é de frente para o Oceano Atlântico que Jeri – apelido para os íntimos – se mostra um fabuloso destino de sol, mar e dunas, detentor de alguns dos melhores cartões de visita do ecoturismo brasileiro. Ou seja: motivos não faltam para fazer da região o próximo destino.

OUTROS POSTS