Os pratos portugueses dão um show de sabores. Simples assim. De modo geral, uma viagem pelo país é embalada por refeições demoradas regadas a bons vinhos. Para coroar, os famosos doces de ovos.
Peixes e frutos do mar são com frequência os mandachuvas dos cardápios; entre eles, moluscos típicos como as amêijoas e os chocos. Ao mesmo tempo, em direção ao interior é comum encontrar receitas com carne de pato, codorna, cabrito e porco preto. Azeites especialíssimos e os cremosos queijos serranos do país, sempre acompanhados de um pãozinho caseiro, também aparecem à mesa.
Aqui, damos um gostinho de alguns dos pratos tradicionais de Portugal para inspirar qualquer trip pelo destino!
Em terras lusitanas, bacalhau é rei. São muitos os tipos de preparo, e esta é uma das “versões” mais deliciosas. Servida em restaurantes e nas casas dos(as) portugueses(as) em ocasiões especiais, trata-se do bacalhau assado no forno com creme de leite, queijo e molho bechamel.
Pratos portugueses: não precisa pensar duas vezes, porque o polvo vem à mesa macio e suculento | Crédito: Shutterstock
Nessa receita, o polvo é assado com muito azeite e alho e servido com batatas ao murro. O nome se refere à figura do lagareiro, que faz parte da produção de azeite, ingrediente muito importante nesse prato.
Clássico entre os pratos portugueses, é um arroz saborosíssimo com carne de pato desfiada, muitas vezes servido com chouriço e presunto. Diz-se que é originário da cidade de Braga, no norte de Portugal, mas é feito em várias partes do país.
Acima de tudo, esses moluscos bivalves são muito consumidos em Portugal. Neste preparo as amêijoas são cozidas com alho, azeite e limão (e, às vezes, com vinho branco) e chegam à mesa com coentro. O nome é tributo ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato.
A chegada do verão europeu marca a época dos peixinhos em Portugal. Sendo assim, as sardinhas são encontradas pelos menus de restaurantes e em barracas de rua, muitas vezes servidas com pão. No resto do ano, porém, pode-se recorrer às sardinhas em conserva.
Este é um sanduíche feito com carne bovina cortada bem fininha. Com o tempo, o lanche foi ganhando releituras e novos acompanhamentos. Hoje, é comum pedir o prego servido no prato com batata e ovos fritos, por exemplo.
Antes de qualquer coisa, uma viagem para Portugal pede pelo pastel de nata de Belém | Crédito: Shutterstock
Antes de qualquer coisa, os chamados doces conventuais são marcantes entre os pratos portugueses. Este docinho com massa folhada e recheio cremoso foi criado na região de Belém, em Lisboa. Além disso, dá pra provar a receita original na fábrica que existe no bairro desde 1837.
Típicos da região de Aveiro, são outro ícone da doçaria conventual, feitos com gemas de ovos e açúcar. Curiosidade: a primeira notícia que se tem da produção do doce remete ao Convento de Jesus, do século 15. Hoje, contudo, o lugar abriga o Museu de Aveiro, com peças importantes da arte sacra de Portugal.
E aí, ficou com água na boca? Pois os pratos portugueses têm este dom. E uma viagem pelo país ajuda a comprovar o que a gente já sabe: ir pra Portugal significa comer bem demais. Se, ao ler este post, você se lembrou de outros exemplos, deixa aqui pra gente nos comentários ????