Please enable JS

Pratos portugueses: 8 delícias para provar pelo menos uma vez na vida

img

Pratos portugueses: 8 delícias para provar pelo menos uma vez na vida

Os pratos portugueses dão um show de sabores. Simples assim. De modo geral, uma viagem pelo país é embalada por refeições demoradas regadas a bons vinhos. Para coroar, os famosos doces de ovos.

Peixes e frutos do mar são com frequência os mandachuvas dos cardápios; entre eles, moluscos típicos como as amêijoas e os chocos. Ao mesmo tempo, em direção ao interior é comum encontrar receitas com carne de pato, codorna, cabrito e porco pretoAzeites especialíssimos e os cremosos queijos serranos do país, sempre acompanhados de um pãozinho caseiro, também aparecem à mesa.

Aqui, damos um gostinho de alguns dos pratos tradicionais de Portugal para inspirar qualquer trip pelo destino!

PRATOS PORTUGUESES QUE NÃO PODEM FALTAR EM UMA VIAGEM PELO PAÍS

1. Bacalhau com natas, a opção número um dos pratos portugueses

Em terras lusitanas, bacalhau é rei. São muitos os tipos de preparo, e esta é uma das “versões” mais deliciosas. Servida em restaurantes e nas casas dos(as) portugueses(as) em ocasiões especiais, trata-se do bacalhau assado no forno com creme de leite, queijo e molho bechamel.

2. Polvo à lagareiro

Pratos portugueses: não precisa pensar duas vezes, porque o polvo vem à mesa macio e suculento | Crédito: Shutterstock

Nessa receita, o polvo é assado com muito azeite e alho e servido com batatas ao murro. O nome se refere à figura do lagareiro, que faz parte da produção de azeite, ingrediente muito importante nesse prato.

3. Arroz de pato

Clássico entre os pratos portugueses, é um arroz saborosíssimo com carne de pato desfiada, muitas vezes servido com chouriço e presunto. Diz-se que é originário da cidade de Braga, no norte de Portugal, mas é feito em várias partes do país.

4. Amêijoas à Bulhão Pato

Acima de tudo, esses moluscos bivalves são muito consumidos em Portugal. Neste preparo as amêijoas são cozidas com alho, azeite e limão (e, às vezes, com vinho branco) e chegam à mesa com coentro. O nome é tributo ao poeta português Raimundo António de Bulhão Pato.

5. Sardinha assada

A chegada do verão europeu marca a época dos peixinhos em Portugal. Sendo assim, as sardinhas são encontradas pelos menus de restaurantes e em barracas de rua, muitas vezes servidas com pão. No resto do ano, porém, pode-se recorrer às sardinhas em conserva.

6. Prego

Este é um sanduíche feito com carne bovina cortada bem fininha. Com o tempo, o lanche foi ganhando releituras e novos acompanhamentos. Hoje, é comum pedir o prego servido no prato com batata e ovos fritos, por exemplo.

7. Pastel de nata, um dos mais imperdíveis pratos portugueses

Antes de qualquer coisa, uma viagem para Portugal pede pelo pastel de nata de Belém | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, os chamados doces conventuais são marcantes entre os pratos portugueses. Este docinho com massa folhada e recheio cremoso foi criado na região de Belém, em Lisboa. Além disso, dá pra provar a receita original na fábrica que existe no bairro desde 1837.

8. Ovos moles

Típicos da região de Aveiro, são outro ícone da doçaria conventual, feitos com gemas de ovos e açúcar. Curiosidade: a primeira notícia que se tem da produção do doce remete ao Convento de Jesus, do século 15. Hoje, contudo, o lugar abriga o Museu de Aveiro, com peças importantes da arte sacra de Portugal.

E aí, ficou com água na boca? Pois os pratos portugueses têm este dom. E uma viagem pelo país ajuda a comprovar o que a gente já sabe: ir pra Portugal significa comer bem demais. Se, ao ler este post, você se lembrou de outros exemplos, deixa aqui pra gente nos comentários ????


OUTROS POSTS