Please enable JS

O que fazer em Santiago: dicas de passeios imperdíveis pela capital do Chile

img

O que fazer em Santiago: dicas de passeios imperdíveis pela capital do Chile

Uma cidade moderna, organizada, divertida e, de quebra, coroada pela Cordilheira dos Andes. Assim é a capital chilena, que há tempos vem conquistando legiões de turistas brasileiros(as). 

Conectada ao Brasil por voos com menos de 4h30 de duração, Santiago e seus arredores podem entreter as férias inteiras de qualquer pessoa. Afinal, em seu cardápio de atrações há excelentes museus, parques, monumentos históricos e uma vida noturna animada. 

Embora haja muito o que fazer em Santiago, listamos aqui nossos dez programas preferidos, entre bairros e pontos turísticos. Anote aí!

O QUE FAZER EM SANTIAGO: 10 LUGARES PARA PASSEAR NA PRINCIPAL CIDADE DO CHILE

1. Centro Histórico

O que fazer em Santiago: manter a câmera em mãos, porque o Palacio de La Moneda, sede da presidência do Chile, é muito bonito | Crédito editorial: Gubin Yury/Shutterstock.com

Em primeiro lugar, o Centro Histórico de Santiago merece ser percorrido em uma caminhada contemplativa e sem pressa. O passeio pode começar na Plaza de Armas, à sombra da Catedral Metropolitana da cidade, erguida no século 18. Mas vale ter em mente que o Museo Histórico Nacional, uma das principais instituições culturais do país, fica logo ali ao lado. Entre os destaques do seu acervo estão pinturas que contam a história do Chile.

Além disso, a 1 km de distância está o complexo neoclássico do Palacio de La Moneda, sede da presidência chilena e aberto a visitas. O tour pode terminar no calçadão do Paseo Ahumada, cheio de lojas e edifícios antigos.

2. Mercado Central

Ótimo para almoçar depois de perambular pelo centro, o Mercado Central chama a atenção da galera com um ambiente pra lá de apetitoso. Isso porque seu interior reúne restaurantes e estandes servindo suculentos peixes e frutos do mar do Pacífico. Também há espaços vendendo queijos, vinhos, frutas e artesanatos. A estrutura de ferro da construção é uma atração à parte. Sendo assim, cabe reservar algumas horas para desbravar seu interior. 

3. Lastarria

Ruas charmosas com galerias e lojas de artesanato, antiguidades e artigos de designers locais: assim é Lastarria, uma das áreas mais agradáveis e artísticas de Santiago, ideal para um passeio no fim de semana. Ao mesmo tempo, ali há vários restaurantes e cafés, além do Museo de Artes Visuales (MAVI).

4. Cerro Santa Lucía

O que fazer em Santiago, no Chile: jogar uma moeda de costas para a fonte em homenagem a Netuno, na Terraza de Neptuno, na entrada do Cerro Santa Lucía | Crédito: Shutterstock

Essa elevação natural de Santiago proporciona vistas fantásticas da cidade. Próximo ao bairro de Lastarria, o Cerro Santa Lucía coloca o(a) visitante acima de alguns dos prédios da metrópole. O parque pode ser percorrido por escadarias que passam por mirantes e obras como a Fuente de Neptuno, do começo do século 20.

5. Centro Cultural Estación Mapocho

Este centro cultural funciona dentro de uma antiga estação ferroviária do centro, erguida no começo do século 20. Em sua agenda estão shows de música folclórica chilena, recitais de poesia e apresentações de dança. Contudo, exposições fotográficas e espetáculos teatrais também fazem parte da programação.

6. Cerro San Cristóbal

Vista da cidade de Santiago a partir do mirante do Cerro de San Cristóbal, uma das atrações mais populares da capital chilena | Crédito editorial: Sun_Shine/Shutterstock.com

O que fazer em Santiago para observá-la de cima? De modo geral, alguns dos melhores mirantes estão no Cerro San Cristóbal, cuja parte alta pode ser acessada de funicular ou teleférico. Em outras palavras, as vistas panorâmicas de lá são incríveis. Além disso, na área do Cerro San Cristóbal está ainda o Zoológico Nacional, legal para ir com crianças.

7. Bellavista

O que fazer em Santiago à noite? A resposta é fácil: Bellavista é a região perfeita para quem busca boemia. Mesmo porque ali estão reunidos vários restaurantes e bares com mesas na calçada, bem como o complexo Patio Bellavista, com muitas opções para comer e beber e sessões de música ao vivo. Junto de Bellavista está a Casa Museo La Chascona, imóvel que pertenceu a Pablo Neruda (1904-1973) e que hoje abriga exibições dedicadas ao poeta chileno.

8. Parque Bicentenario

Acima de tudo, entre os passeios em Santiago, este é um recanto ideal para relaxar. O parque fica na elegante região de Vitacura e proporciona vista para as montanhas e para os arranha-céus. Fora isso, abriga alamedas para caminhadas, extensos gramados, vias para pedalar e um lago com cisnes, por exemplo.

9. Museo de la Memoria y Los Derechos Humanos

No bairro de Yungay, o museu é um dos mais interessantes da cidade. Seus murais, vídeos e documentos destrincham o período da ditadura militar no Chile, que ficou em vigor de 1973 a 1990. Um impressionante paredão de fotos homenageia as vítimas.

10. Sky Costanera

Você sabia que o prédio mais alto da América do Sul fica em Santiago, no Chile? Pois ele se chama Sky Costanera | Crédito editorial: Jose Luis Stephens/Shutterstock.com

Para fechar com chave de ouro, na capital chilena está o mais alto prédio da América do Sul, chamado Gran Torre Santiago. Com 300 metros de altura, conta com um mirante aberto ao público, batizado de Sky Costanera. Ou seja, lá do alto é possível curtir um panorama 360º de Santiago. Tá aí mais uma dica de passeio imperdível!

E você, tem mais algum lugar na sua lista de o que fazer em Santiago? Então deixe a sua dica aqui para a gente nos comentários! Dessa forma você pode acabar fazendo a diferença na viagem de outra pessoa. E, por falar em fazer a diferença, é nosso papel ressaltar o quanto é importante ter o apoio de um(a) agente de viagens na hora de fechar uma trip, uma vez que este(a) profissional deixa toda a aventura mais segura e mais tranquila. 


OUTROS POSTS