Please enable JS

Como fazer Web Check In

img

Como fazer Web Check In

Web check-in: o que é e como fazer?

O check-in faz parte da rotina de todo e qualquer viajante. Obrigatório, ele pode ser efetuado no próprio aeroporto, nos totens das companhias aéreas, assim como nos balcões de atendimento da empresa da qual você comprou o bilhete. Porém, realizá-lo previamente e de forma on-line pode ser uma mão na roda para evitar filas e atrasos, entre outras possíveis dores de cabeça. Se interessou? Então entenda melhor a seguir o que é o web check-in e como ele funciona!

Primeiramente: o que é check-in?

Trata-se, em linhas gerais, da conferência da documentação do passageiro e da confirmação de sua presença no voo. Este procedimento é fundamental não só para que você possa seguir no voo, mas também para demarcar as poltronas e comprar ou despachar a bagagem. Ao fim do processo, o cartão de embarque é emitido. Ele é quem vai te dar acesso à sala de embarque e ao avião. Importante: existe um horário limite para a realização do check-in e, caso você o perca, não poderá seguir viagem, viu?

Ah! Assim que você tiver o seu cartão de embarque em mãos você vai saber a qual portão deve ir e a que horas. Encontrar os portões não é nenhum bicho de sete cabeças: os números são bem grandes e visíveis. De toda forma, se não estiver encontrando o seu, é só pedir ajuda pra qualquer funcionário que ele provavelmente saberá te indicar a direção certa.

Como funciona o web check-in?

Fazer o web check-in livra o passageiro de pegar filas no aeroporto.

Rápido e superprático, o web check-in é uma ótima alternativa para quem não quer encarar filas no aeroporto. Isso porque, como o próprio nome já indica, ele pode ser feito com antecedência pela internet, por meio do site ou do aplicativo da companhia aérea. Para isso, basta ter em mãos o código da reserva (número do localizador) e o nome completo do passageiro.

Mas e as escolhas da poltrona? Fique tranquilo, pois tanto a marcação do assento quanto a franquia de bagagem podem ser resolvidas on-line. No entanto, atente-se ao fato de que algumas companhias aéreas podem cobrar uma taxa à parte para a seleção de um assento específico, combinado? Além disso, cada empresa autoriza a realização do check-in on-line com um prazo. Em média, ele costuma variar entre 72h e 40 minutos antes do voo. Se possível, faça o check-in com uma folguinha, OK? Assim você dribla uma série de perrengues.

Feito tudo isso, o próximo passo é aceitar os termos e condições. Voilà! Agora é só imprimir o seu cartão de embarque ou salvá-lo em seu celular.

Como eu faço para despachar a bagagem?

Se não for viajar somente com a mala de mão, reserve um tempo para despachar a bagagem no aeroporto.

Ao fazer o check-in pelo site, aplicativo ou até mesmo via totem de autoatendimento, você poderá acessar as filas exclusivas para despacho de bagagens. O atendimento nesses balcões costuma ser mais rápido. Só não se esqueça de verificar se a tarifa está inclusa na sua passagem, viu? Caso não esteja, o valor poderá ser pago diretamente no balcão. Por fim, você receberá um código de rastreio da sua bagagem. Guarde-o com cuidado, pois ele será bem útil em caso de extravio.


OUTROS POSTS