Please enable JS

Quem topa conhecer a Itália de carro? Saiba para onde ir e o que fazer

img

Quem topa conhecer a Itália de carro? Saiba para onde ir e o que fazer

Antes de qualquer coisa, um ponto de atenção: conhecer a Itália de carro, ou qualquer outro país, demanda muito planejamento. Não é algo que dê pra decidir de uma hora pra outra, embora esteja tudo bem querer desviar a rota de vez em quando. Aliás, esta é uma das duas grandes vantagens de fazer uma road tripliberdade e flexibilidade.  

Acima de tudo, você precisa escolher uma locadora de confiança para, então, decidir qual carro alugar. Nossa dica é uma só: Europcar. Para começar, a locadora está presente em mais de 150 países – a Itália é um deles, claro – e oferece um aluguel flexível, sem nada engessado. Tanto que, se você quiser, pode retirar o carro em uma cidade e devolver em outra.  

PARA VIAJAR PELA ITÁLIA DE CARRO: DICAS DE DESTINOS INCRÍVEIS 

1. Sicília, a maior ilha do Mar Mediterrâneo

Vista aérea da cidade de Taormina, na Sicília, na Itália | Crédito: Shutterstock

A maior das ilhas do Mar Mediterrâneo, a Sicília está a apenas 3 km do sul da Itália. Quem estiver em Roma e quiser ir pra lá de carro vai encarar mais ou menos 700 km de estrada – e as rodovias estão em ótimas condições, portanto pode ir sem medo. Apesar de a região ter inúmeras atrações, não tem como não ressaltar o vulcão Etna, o maior em atividade na Europa e um dos mais altos do mundo, com cerca de 3.350 metros de altitude. 

Cogite ficar mais ou menos sete dias por ali, uma vez que a região é enorme. Só pra se ter uma ideia, para conhecer o básico de Palermo, a capital e a quinta maior cidade da Itália, são necessários pelo menos dois dias, viu? 

O que fazer por lá: conforme citamos, reserve um tempo para desbravar Palermo, visitando a Piazza Politeama, o Teatro Massimo, a Via Maqueda e a Piazza Vigliena, por exemplo, na região central. Ao mesmo tempo, tá proibido sair da Sicília sem prestigiar o vulcão Etna, situado entre as cidades de Taormina e Siracusa e onde dá pra chegar facilmente de carro. Inclusive, Taormina abriga o Teatro Grego, um antigo teatro greco-romano que ainda funciona e que fica nos arredores de penhascos, descortinando vistas bem bonitas. Acredite, é imperdível!  

Nos arredores de Palermo, outra atração que rende fotos incríveis: a belíssima Catedral de Monreale. Para fechar com chave de ouro, experimente alguma comida típica da região. Sugestões: arancini (tipo de pastel preparado com massa de arroz, empanado e frito, podendo ter vários recheios, como carne e queijo) e pasta con le sarde (massa com molho à base de sardinhas, pinoli e erva-doce).  

2. Sardenha, a rica costa oeste da Itália

A Sardenha é um dos lugares mais extraordinários da Itália, isso é um fato. A natureza foi generosa com a região, presenteando-a com praias paradisíacas e uma beleza estonteante. Ao descer em um dos seis aeroportos, não hesite em alugar um carro. Afinal, esta é a segunda maior ilha do Mediterrâneo, o que significa que estar em quatro rodas vai expandir os seus horizontes e fazer toda a diferença na trip.  

Além disso, as estradas são boas e sem pedágio e todas as praias têm estacionamentos pagos, então você não vai ter de se preocupar onde estacionar. Partiu? 

O que fazer por lá: tenha em mente que as praias mais icônicas da Sardenha ficam no nordeste da ilha, perto das comunas de San Teodoro e Budoni. Vale demais a pena conhecer as praias Porto Taverna, Farfalle, Cala Brandinchi e Berchida, por exemplo. Quer mais sol e mar? Pois então anote aí: praias Spaggia Rosa, Cala Goloritzé e Punta Molentis. Outra recomendação é gastar um bom tempo em Cagliari, a capital da Sardenha, e em Alghero, uma cidade com uma vibe medieval e a 40 minutos de carro de La Pelosa, uma das melhores praias do destino.  

Para diversificar as fotos, enquanto estiver em Cagliari visite a Basílica de Nossa Senhora de Bonaria, um dos principais templos da ilha. Por outro lado, quem ama natureza e uma boa caminhada não pode deixar de conhecer o Parque Nacional de Asinara, na ilha de Asinara, de mar azul-turquesa e emoldurada por rochas.  

3. Puglia, bem no “salto alto” da bota que representa o país 

Uma das várias paisagens espetaculares de Polignano a Mare, cidade na província de Bari | Puglia, Itália | Crédito: Shutterstock

Todo mundo já deve ter ouvido falar alguma vez que o mapa da Itália forma uma bota, né? Pois Puglia fica na região sul, bem no “salto alto” da bota. Seu litoral é banhado por dois mares pouco conhecidos, o Mar Adriático e o Mar Jônico, que transformam a paisagem em uma verdadeira pintura.  

De modo geral, Puglia tem um quê de Grécia, mas com praias bem mais vazias. O mar, por sua vez, brinda os(as) visitantes com uma paleta de azul fascinante. É meio difícil de acreditar que a região ainda não esteja no roteiro da maioria das pessoas. Porém, se você for conhecer a Itália de carro, este não deve ser o seu caso!  

Antes de qualquer coisa, o pôr do sol em Matera, na região de Puglia, na Itália, é de tirar o fôlego (assim como todo o destino!) | Crédito: Shutterstock

O que fazer por lá: a partir da rodovia E-55 se chega a Polignano a Mare, uma cidade na província de Bari. Prepare a câmera, porque o caminho vai ser salpicado de falésias altas, que desenham praias superbonitas. Essa mesma estrada conduz às comunas de Monopoli e Alberobello. Esta última, aliás, ganhou fama em todo o mundo por conta dos “trulli’, que correspondem a casinhas brancas arredondadas, com telhados de pedras encaixadas. Detalhe: a região foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, portanto não pode faltar na sua viagem. 

Tá a fim de outra paisagem diferentona? A gente tem uma dica que não decepciona: Basilicata, cuja capital Potenza tem o apelido de “cidade vertical” devido à sua estrutura urbana. Ao mesmo tempo, é a capital mais alta do país, visto que está a quase 820 metros acima do nível do mar. Além disso, a região conta com a cidade de Matera, uma das mais antigas do mundo. Em virtude das cavernas encontradas por ali (habitadas há cerca de 8 mil anos) e do fato de casas, igrejas e cisternas, por exemplo, terem sido esculpidas em pedra, Matera se tornou a “cidade de pedra”.

4. Costa Amalfitana: o paraíso tem nome – e é italiano

Recorte de Positano, comuna da bela Costa Amalfitana, na Itália. É ou não é como estar em um sonho? | Crédito: Shutterstock

Dona de alguns dos cartões-postais mais fotogênicos da região, a Costa Amalfitana precisa estar no seu roteiro, ainda mais se você quiser viajar pela Itália de carro. Mas, ó, atenção: a estrada, embora cênica, tem alguns trechos bem estreitos e cheios de curvas sinuosas. Logo, dirija devagar e com cautela extra, combinado? 

Em linhas gerais, as comunas mais famosas da Costa Amalfitana são Positano e Amalfi. Contudo, se possível, estenda a viagem até Salerno, Sorrento e Ravello, por exemplo. Aliás, aqui vai uma informação bem importante para a sua road trip: o percurso que vai de Sorrento a Salerno é considerado um dos mais bonitos de todos, mesmo porque passa pelas emblemáticas (e instagramáveis!) vilas da Costa Amalfitana, com casinhas que enfeitam montanhas e que têm uma vista única para o mar.  

O que fazer por lá: em Amalfi, você precisa conhecer a Piazza Duomo, onde fica a Catedral do Apóstolo Santo André, que é de cair o queixo. Entretanto, garanta também uma passada ao Claustro do Paraíso, ao Museu do Arsenal, ao Museu do Papel, à Igreja de San Biagio, à Piazza Municipio e ao Valle dei Mulini, sede das antigas fábricas de papel. Só que não dá pra ficar sem visitar ainda a Gruta da Esmeralda (Grotta dello Smeraldo), a Torre dello Ziro (de onde se tem a melhor vista da região) e algumas das praias. Entre elas, cabe realçar Marina Grande, Praia Duoglio e Santa Croce.  

Já em Positano a visita é obrigatória à Igreja de Santa Maria Asunta, ao Museu Arqueológico Romano e ao Centro Histórico. A melhor coisa é caminhar sem pressa pelas ruelas e perder a noção do tempo entre as inúmeras lojinhas, curtindo a atmosfera. Assim como em Amalfi, em Positano uma das praias mais conhecidas se chama Marina Grande. Fora essa, outros destaques são Fornillo, Laurito e Arienzo.  

Dica bônus: você sabia que a célebre Ilha de Capri, uma das queridinhas dos(as) artistas, fica na Costa Amalfitana? Dá pra chegar até ela de barco a partir de Sorrento, Salerno, Amalfi e Positano, entre outros destinos. Para se surpreender com sua beleza: fazer passeios de barco a fim de admirar a Gruta Azul e as três formações rochosas no mar (conhecidas como Faraglioni). Isso porque esses são os dois cartões-postais de Capri. Por outro lado, é um pecado não visitar os Jardins de Augusto, pois o local fica à beira de um paredão de pedra e revela uma vista privilegiada para os Faraglioni.  

E aí, tudo pronto pra viajar pela Itália de carro? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência, deixe um comentário.


OUTROS POSTS