Please enable JS

O Oriente Médio e seus tesouros (não tão) escondidos

img

O Oriente Médio e seus tesouros (não tão) escondidos

 

Paisagens de tirar o fôlego, um mix de construções milenares com arranha-céus hiper modernos, ruínas e sítios arqueológicos, jornadas inesquecíveis, tesouros naturais, tudo isso descreve a região do Oriente Médio - onde o passado e o presente parecem conviver harmonicamente.

 

Neste artigo, que é o primeiro de uma série de três, vamos conhecer algumas cidades da região e suas histórias incríveis, que se distanciam tanto de nós, mas ao mesmo tempo revelam  tesouros que podem nos conectar de forma única.

 

Emirados Árabes

 

Os Emirados Árabes Unidos são uma nação da península Arábica localizada ao longo do Golfo Pérsico. Trata-se uma federação composta por 7 emirados, com nomes um tanto quanto difíceis de pronunciar mas que, nos últimos anos, têm se tornado cada vez mais conhecidos, recebendo investimentos e atraído a atenção do mundo - são elas: Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira.

 

Dubai é o atual centro turístico do país. Lojas de grife, hotéis, restaurantes, condomínios de luxo e até ilhas artificiais espalhados por largas avenidas, compõem uma infraestrutura super moderna.

 

Aliás, é pela modernidade que se destacam os Emirados Arábes, proporcionando ao visitante serviços de altíssima qualidade nos aeroportos , portos, rodovias, meios de transporte, modernos meios de comunicação e centros turísticos.

 

Além disso, possui uma esplêndida natureza e uma diversidade de atividades para quem gosta de conhecer a cultura local. São parques temáticos, ruínas arqueológicas, feiras populares e centros de patrimônio histórico além de algumas inusitadas competições tradicionais e populares como o mergulho, a pesca, a corrida de camelos e de cavalos, de barcos a vela e esqui na areia.

 

 

Israel

 

Em Israel concentra-se a origem das civilizações judaico-cristãs. O país atrai turistas do mundo todo devido a seus sítios arqueológicos e históricos, museus e templos - que revelam histórias extraordinárias. Além disso, a natureza é exuberante e possui lugares mundialmente famosos como o  Mar Morto, o Monte das Oliveiras e o Muro das Lamentações.

 

O ponto mais alto da viagem a Israel é pisar em Jerusalém, uma das cidades mais antigas do mundo e que, durante séculos, foi objeto de cobiça e palco de inúmeras guerras, desde a época dos cruzados até os tempos modernos.

 

Em Jerusalém está a Cidade Antiga, cercada por uma muralha com é 4 018 m de comprimento, altura média é 12 m e espessura média 8,5 m. As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 magníficas portas de entrada. No interior da muralha você encontra uma aula de arqueologia e mistérios ainda não revelados pela ciência.

 

Fica até difícil apontar os melhores lugares para se visitar em Israel de tanta riqueza que há em sua terra. Mas listamos algumas opções muito interessantes que podem agradar tanto aqueles viajantes que são aficcionados cultura e história, quanto os aventureiros e curiosos que amam um lugar novo para explorar.

 

Acre, ou Akko em Hebraico, é uma cidade histórica fascinante -  um Patrimônio Mundial da UNESCO  - situada na costa do extremo norte de Israel - região da Galiléia - e próxima ao Monte Carmelo.

 

Eilat está no sul de Israel, no Mar Vermelho, perto da Jordânia. As praias são conhecidas pelas águas calmas, onde é possível avistar golfinhos com frequência. Conhecida pelo snorkeling e pelo mergulho, trilhos subaquáticos e recifes repletos de peixes.

 

Haifa é uma cidade portuária e a terceira maior de Israel, foi construída nas encostas do Monte Carmelo e tem uma história que remonta aos tempos bíblicos. O local é composto por uma população mista de árabes e judeus dando um exemplo de co-existência pacífica. Haifa,

 

Nazaré, a cidade natal de Jesus Cristo, fica não muito longe do lago do Mar da Galiléia. Funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local.

 

Tiberias, também chamada Tibérias, Tiberíades ou Tiberíade, é uma cidade no norte de Israel, com cerca de 40mil habitantes, está situada às margens do mar da Galileia.

 

 

Jordânia

 

A maior parte da população jordaniana é de origem árabe. A Jordânia encontra-se associada a lendas românticas, cidades perdidas, a Histórias da Bíblia e a filmes antigos como a saga Indiana Jones.

 

A Jordânia é um dos países mais acolhedores e estáveis do Médio Oriente com cenários incríveis, que vão desde a cidade antiga de Petra até a paisagem desértica de Wadi Rum.

 

Petra, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, é uma cidade  que goza de exclusividade arquitetônica a nível mundial, foi construída pelos Nabateus e anexada pelo Império Romano até que dois terremotos que destruíram totalmente a cidade e esta deixou de ser habitada e foi esquecida. Mas só até 1812 quando suas ruínas foram escavadas e descobertas.

 

Hoje, o sítio arqueológico de Petra, a cidade esculpida na rocha, esconde templos e desfiladeiros impressionantes e é iluminado por cerca de duas mil velas à noite.

 

O deserto de Wadi Rum - conhecido também como Vale da Lua - é outro importante destino turísticos da Jordânia, e atrai um número crescente de estrangeiros, especialmente trekkers e alpinistas. Lá é possivel acampar em luxuosas tendas forradas por tapetes persas, ou mergulhar em tratamentos de beleza nos sofisticados spas do Mar Morto, passear de camelo ou fazer um safari a cavalo.

 

 

Se você se interessou em conhecer o Oriente Medio, clique aqui e escreva pra gente, assim poderemos montar a sua viagem do jeito que você pensou! 

 


OUTROS POSTS