Please enable JS

O Oriente Médio e seus tesouros (não tão) escondidos - PARTE II

img

O Oriente Médio e seus tesouros (não tão) escondidos - PARTE II

Esta é a segunda parte da nossa série de artigos sobre o Oriente Medio. Estamos conhecendo algumas cidades da região e suas histórias incríveis, que se distanciam tanto de nós, mas ao mesmo tempo revelam tesouros que podem nos conectar de forma única.

 

Se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui para ir para a leitura.

 

Líbano
 

Oficialmente conhecida como República do Líbano é um país localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo e faz fronteira com a Síria ao norte e a leste e com Israel ao sul e a oeste. Fica na região do Crescente Fértil, onde surgiram as primeiras grandes civilizações da humanidade.

 

É parte da pátria histórica dos fenícios, juntamente com o litoral sírio e palestino, que criaram o primeiro alfabeto.

 

O fértil Vale de Bekaa, com seus rios Litani e Orontes, separam montanhas e regam o terreno. Residindo majestosamente sobre o vale, existem dois dos maiores picos do mundo o Qournet Assouda no Norte do Monte Líbano (altitude 3.083 metros) e o Jabal al-Sheikh no sul da região do Anti-Líbano (altitude 2.814 metros).

 

A capital Beirute é conhecida pelas belezas naturais e modernidade. As regiões montanhosas possuem paisagens incríveis especialmente no inverno quando as neves cobrem seus cedros.

 

No Líbano também estão as cidades de Balbeque, Palmira e Aleppo. A cidade de Balbeque conserva importantes vestígios romanos. Suas gigantescas ruínas encontram-se em meio à planície de Beca, entre as cordilheiras do Líbano e do Anti-Líbano. Foi chamada Heliópolis, "cidade do sol", pelos gregos e romanos.


 

 

Qatar

 

O Qatar ou o Catar é um pequeno país peninsular árabe cuja paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico (Árabe) repleto de praias e dunas. Também, na costa, fica a capital Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas, pela arquitetura ultramoderna,  e pela extração do petróleo e do gás natural.

 

O país abriga grandes convenções e eventos internacionais como o Grande Circuito do Qatar de Formula 1. E também apresentou projetos para sediar a Olimpíada de 2022.

 

Um dos melhores lugares para se visitar em Doha é Al-Corniche, uma avenida à beira-mar em torno da Baía de Doha que oferece uma vista espetacular da ilha em forma de palmeira e os arranha-céus. À noite você pode ver as pessoas desfrutando de uma caminhada ou andando de skate, o que cria um ambiente bastante acolhedor.

 

Para os amantes da arquitetura e do design, visitar o Museu Islâmico é uma excelente experiência. Um moderno edifício projetado pelo arquiteto chinês Leo Ming Pei, o mesmo que desenhou as pirâmides do Museu do Louvre, em Paris.

 

Há um outro lugar imperdível para conhecer em Doha, é o coração cultural  e social da cidade, chamado Souq Waqif. Souqs são mercados tradicionais encontrados na maioria das cidades árabes, especialmente no norte da África e nos países da região do Golfo Pérsico.

 

Antigamente nesta área os beduínos faziam troca de mercadorias e hoje se encontra um mercado enorme com um labirinto de ruas repleto de lojas. Ali tem de tudo. Desde especiarias, frutas secas, perfumes, ferramentas, tecidos, roupas, sapatos até artigos árabes como incensos, cestos e trajes locais - e uma arquitetura de impressionar!


 

Se você se interessou em conhecer o Oriente Medio, clique aqui e escreva pra gente, assim poderemos montar a sua viagem do jeito que você pensou! 

 

Em breve você poderá ter acesso ao terceiro e último artigo sobre o Oriente Medio aqui na nossa página. Até breve.


OUTROS POSTS