Please enable JS

Restaurante Cosmopolita

img

Restaurante Cosmopolita

Cosmopolita: aqui nasceu o Filé à Osvaldo Aranha!

A história começa em em 1924, quando o Cosmopolita foi aberto por espanhóis e desde a década de 90 está sob o comando do simpático Sr. Juan Tuña Souto, que veio para o Brasil em 58, passou por diversos bares do Rio de Janeiro até se tornar sócio deste “patrimônio histórico carioca”.

O Cosmopolita também teve um apelido, "Senadinho", porque era ponto de encontro de políticos dos tempos de Getúlio Vargas. Na época, a Lapa não participava do circuito dos revolucionários, ao contrário, era mais freqüentada por militares e conservadores.

Foi mais ou menos em 1934, que o diplomata Osvaldo Aranha, gaúcho, cliente de carteirinha, criou seu “prato favorito” que acabou sendo um legado a gastronomia até os dias de hoje. Ainda bem, delicioso!

Trata-se do filé à Osvaldo Aranha: um filé bem alto e suculento, que leva bastante alho e hoje é servido de forma mais “elegante”, mas no original, só a carne vinha separada. O resto era salteado tudo juntinho: arroz branco, farofa e batatinha frita à portuguesa.

Vá você também até lá e sinta-se você também, um carioca da gema.

Travessa da Mosqueira, 4 (bem pertinho dos arcos) – Lapa - RJ


OUTROS POSTS