Cota para Compras no Exterior Aumenta para U$ 1.000

Boa notícia! Cota para compras em viagem ao exterior vai para U$ 1 mil dólares

Os viajantes provenientes de viagens internacionais por via aérea ou marítima ao Brasil poderão trazer até US$ 1.000 em compras livres de impostos.

A decisão veio por anúncio no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2021 e é o dobro do valor anterior, de US$ 500.

O valor vale para bens que não são isentos, como aqueles de uso pessoal, que pode ser: aparelho celular, câmera, relógio, roupas, perfume, livros e outros itens, desde que sejam usados e em quantidade compatível com a viagem.

O viajante que adquirir bens acima do valor da nova cota deverá declarar os itens e pagar o imposto de importação no valor de 50% sobre o valor excedente. Caso o passageiro opte por não declarar os bens, poderá ser autuado e, além do imposto, terá que pagar ainda uma multa totalizando em 100% sobre o valor excedido.

Vale lembrar que a cota é mensal, ou seja, caso o passageiro faça mais de uma viagem ao exterior no mesmo mês só poderá utilizar a cota uma única vez e também ela é intransferível e não cumulativa.

Além da cota para compras no exterior, os viajantes retornando ao Brasil também podem gastar até US$ 1.000 nas lojas do Duty Dufry (FreeShop). Esse valor também era de US$ 500 e foi ajustado para o dobro.

Excelente notícia para os viajantes que gostam de aproveitar para fazer umas comprinhas, principalmente nos famosos outlets de Miami e Orlando.

Agora falta só a cotação do dólar abaixar ????

Clube Turismo Sorocaba/SP

CNPJ: 34.852.321/0001-36

Razão social: Cvl viagens e turismo ltda