Iniciativas que fazem a diferença

No último sábado, uma parte da equipe da Clube Turismo Ribeirão Preto e seus familiares plantaram 10 ipês amarelos e rosas. A ação teve como objetivo compensar as emissões de CO2 da operação da agência de viagens em 2021 e contou com a parceria do Coletivo ArboreSer, projeto de plantio de árvores idealizado pelo empresário Gula Biagi na cidade de Ribeirão Preto/SP.

Em pé: Isabel Sudbrack, consultora de viagens, e sua família, Carolina Trinca, consultoria da hospitalidade, Alice e Giuliano Wassall, franqueados master, e sua filha Laura. Embaixo: Sr. Milton, da equipe ArboreSer.

A iniciativa é parte do trabalho de reestruturação da agência que decidiu em 2021 alinhar toda a sua estratégia de negócio às diretrizes de Governança Ambiental, Social e Governança (ESG na sigla em inglês). Este projeto está sendo conduzido pela consultoria em sustentabilidade Fauna – Projetos com Propósito, empresa que auxilia seus clientes a alinhar seus negócios à agenda sustentável e tem, entre suas linhas de consultoria, o Carbono Zero, que realiza o inventário e gestão de emissões de CO2 da empresa contratante, utilizando o método GHG Protocol Brasileiro, sugere melhorias nos processos para redução das emissões e, quando necessário, a dá suporte para compensação imediata a partir do plantio de árvores ou compra de créditos de carbono.

A Clube Turismo Ribeirão Preto emitiu 1,85 t CO2 em 2021, o que a rigor, seria compensado com o plantio de uma muda de ipê amarelo que ao longo do seu ciclo de vida compensa 2,9 toneladas de CO2. Contudo, a Clube Turismo buscando sensibilizar seus colaboradores, parceiros, fornecedores e outras empresas da importância desta iniciativa, optou por realizar o plantio de uma árvore para cada um dos seus sete colaboradores, o que resultou em uma compensação correspondente a quase 11 vezes mais do que a operação emitiu em 2021.

E o projeto não para por aí. As viagens dos clientes também podem ser compensadas com o apoio da agência, que realiza o cálculo das emissões geradas pelo roteiro dos passageiros utilizando as plataformas do Iniciativa Verde e IDESAM, e sugere a compensação por meio de doação para compras de mudas de árvores. Essa ação se iniciou em setembro de 2021 e desde então foi feita a compensação de três viagens e a doação para plantio de 14 árvores no bioma Mata Atlântica.

Plantar árvores é uma das iniciativas mais importantes no enfrentamento de mudanças do clima que estão em curso. Árvores aumentam os espaços sombreados e com isso diminuem a temperatura local. Ribeirão Preto é uma cidade no interior do Estado de São Paulo, a cerca de 315 km da capital, onde quase 100% da população vive na zona urbana. Tem grande importância econômica no Estado, é o 25° maior PIB do país e seu IDH é 0,800, valor considerado elevado no Brasil. Embora a agricultura seja o setor menos relevante de sua economia, a área urbana é cercada por plantios, principalmente de cana-de-açúcar. As temperaturas na cidade podem ser superiores a 35°C nos meses de verão, que concentram a maior parte das chuvas; na estação seca a umidade do ar pode ser inferior a 30% e mesmo 20%.

Por isso, a inciativa da Clube Turismo Ribeirão Preto, Fauna e do ArboreSer são tão importantes. As árvores que estão sendo plantadas permitirão que as crianças que estiveram presentes nesta ação ajudando seus pais a plantar árvores, possam no futuro viver na cidade onde nasceram desfrutando da sustentabilidade ambiental que está sendo construída nos dias de hoje.

Alice e Giuliano ajudando a pequena Laura a plantar o seu ipê amarelo.

Clube Turismo Ribeirão Preto/SP

CNPJ: 14.981.622/0001-52