LISBOA

Perder-se pelas ruas do Alfama, bairro tradicional com ladeiras íngremes, ao som de um belo fado, subir até o Miradouro da Senhora do Monte e lá do alto apreciar uma vista de tirar o fôlego, caminhar sem pressa pela orla do Tejo, deliciar-se com uma bela posta de bacalhau e uma taça de vinho em algum bom restaurante e depois adoçar o paladar com o famoso pastel de Belém… Sim, nós poderíamos ficar aqui horas a fio apenas descrevendo as maravilhas de Lisboa, a capital portuguesa que recebe uma quantidade enorme de visitantes todos os anos e, muitas vezes, é vista erroneamente como uma mera porta de entrada na Europa. Esse pensamento logo é substituído por uma sensação de encantamento assim que o visitante se depara com um destino turístico que exala história por todos os cantos - várias conexões com a nossa história, obviamente - e que também oferece infinitas possibilidades, um turismo bem estruturado e capaz de agradar pessoas dos oito aos oitenta anos.

Todos querem Lisboa. A capital portuguesa, recebe milhares de brasileiros o ano todo, é um dos destinos europeus mais procurados na retomada turística. Somente em março deste ano, o escritório de Turismo de Portugal registrou 511 mil visitantes em Lisboa, 580% a mais do que março de 2021, todos em busca da farta gastronomia, dos renomados vinhos locais e dos históricos cartões postais. Mas nem só do passado vive o turismo de Lisboa. A cidade avança a passos largos na contemporaneidade. Além dos imperdíveis pontos históricos, a capital lusitana oferece um lado moderno, que os próprios lisboetas procuram para se divertir e que está sendo desbravado cada vez mais pelos visitantes antenados.

E como Lisboa é bonita em qualquer ângulo, uma boa opção é jantar observando a cidade lá do alto, como no Varanda de Lisboa, restaurante no topo do Hotel Mundial, situado na Baixa Pombalina, onde se come um ótimo lombo de bacalhau confitado, ao som de um piano tocado ao vivo. Outra dica nas alturas é voltar os olhos novamente para a modernidade da cidade e curtir a noite no bar Seenhotspot localizado no rooftop do Hotel Tivoli, na elegante Avenida da Liberdade. Ali você pode provar crocantes tacos de peixe com guacamole ou se fartar com o suculento wagyu fatiado, tomando um dos melhores dry martínis da cidade, ouvindo a trilha do DJ residente e observando a capital portuguesa brilhando aos seus pés.

Para nós brasileiros é um destino facil quando se trata de documentação. Quem viaja para a Europa a turismo pode ficar até 90 dias sem necessidade de visto e precisa ter o passaporte válido por pelo menos seis meses. O grupo de países que integram o Espaço Schengen, do qual Portugal faz parte, exige, ainda, um seguro de viagem com cobertura de pelo menos € 30.000.

A moeda de Portugal é o Euro. Evite levar dólares ou outras moedas, pois as casas de câmbio já não são muito comuns (e costumam cobrar taxas salgadas). É possível sacar dinheiro da conta corrente no Brasil em moeda local, nos caixas automaticos (chamados multibancos) por uma pequena taxa.

Nem todos os estabelecimentos portugueses aceitam cartões internacionais, sejam eles de débito ou crédito. É comum só aceitarem os cartões bancários nacionais. Na dúvida esteja sempre com cash.