Tudo o que você precisa saber sobre a bagagem de mão

Bagagem é sempre um assunto que gera muitas dúvidas por parte dos viajantes, principalmente depois que começou a haver uma fiscalização mais efetiva nesse sentido antes do embarque. Mas qual o tamanho e peso da bagagem permitida pelas cias aéreas nacionais? O que não pode levar e quais os itens indispensáveis? Para responder a essas e outras questões nós criamos este post com todos os detalhes para que você possa se programar e assim evitar qualquer tipo de imprevisto.

O que é a Bagagem de Mão
A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar e pode levar junto com você na cabine do avião sem custo extra, independente da categoria da tarifa adquirida. Essa bagagem deve ser acomodada no bagageiro localizado acima do assento ou então no espaço embaixo da poltrona a sua frente.

Tamanho e Peso
Em 2019 as companhias aéreas padronizaram o tamanho das bagagens de mão permitidas, o que facilitou e muito a vida dos viajantes.Dessa forma, você pode levar:

- Uma bolsa ou mochila com no máximo: 35 x 20 x 45 cm;
- Uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg

Essa regra vale tanto para os voos nacionais quanto para os voos internacionais operados pela Azul, Gol e Latam. Vale ressaltar que caso os voos internacionais sejam operados em parte ou no todo por outras companhias é importante verificar no site de cada uma delas as especificações e orientações já que elas podem variar de empresa para empresa ou de acordo com a legislação de cada país.

O que pode e o que não pode levar na Bagagem de Mão
As companhias aéreas costumam ser bem rigorosas com o transporte de líquidos e pastosos na bagagem de mão, como shampoo, condicionador, perfume entre outros. Em voos nacionais é um pouco mais flexível, mas nos internacionais é permitido o transporte destas substancias em frascos transparentes com no máximo 100 ml até o total de 1L.
Não é permitido levar armas de fogo (inclusive réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas, isqueiros, produtos inflamáveis, alvejantes explosivos, venenos, ácidos, objetos cortantes como faca, estilete, tesoura, canivete, entre outros similares.

Em contrapartida na bagagem de mão você deve levar os equipamentos eletrônicos, como notebook, máquinas fotográficas, celulares e similares, documentos, cartão de crédito e dinheiro, remédios, itens de higiene pessoal, de acordo com as especificações e uma muda de roupa em caso de extravio da bagagem despachada.

Vale ressaltar que em alguns casos em que os voos estão lotados os comissários podem solicitar que a bagagem de mão seja despachada. Caso não possua nenhum objeto de valor essa pode ser uma boa alternativa, mas caso tenha eletrônicos e objetos de valores informe aos colaboradores da cia que deseja manter a bagagem com você. Caso vá despachar lembre de retirar e manter com você o dinheiro e documentos pessoais, principalmente o passaporte no caso de voos internacionais. Despachar estes documentos podem gerar muitos transtornos.

Seguindo todas estas dicas você agiliza os processo e viaja com muito mais tranquilidade e segurança.

Para dúvidas específicas consulte o site da cia aérea ou fale com o seu agente de viagens.

Fonte: Melhores Destinos