Saiba como emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19 no Brasil por meio do Conecte SUS

A vacinação está avançando e aos poucos os países estão abrindo novamente suas fronteiras para turistas brasileiros viajando a lazer, como é o Caso da Suiça, Espanha, Alemanha, entre outros.

Cada país tem as sua regras e especificações para a entrada. Muitos deles tem exigido a comprovação de vacinação completa com alguma das vacinas permitidas sendo que a última dose deve ter sido tomada pelo menos 14 dias antes do embarque.

Além disso em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro este documento pode ser exigido para entrar em restaurante, museus e demais atrativos turísticos.

Uma das formas de realizar esta comprovação é emitindo um certificado de vacinação digital por meio do Conecte Sus.

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde que promete funcionar como um passaporte de vacina para brasileiros. A ideia é que os imunizados contra a Covid-19 tenham o certificado com dados da vacinação no celular ou computador, assim facilitando o controle nas viagens.

No Conecte SUS é possível emitir um certificado que comprova a imunização em português, espanhol ou inglês, onde consta a data da vacinação, laboratório da vacina, nome da vacina, lote, código do vacinador e local onde a vacina foi aplicada. O certificado conta ainda com um QR Code para validação dos dados, algo bem importante, já que alguns países o exigem para aceitação do comprovante (como é o caso do Egito).

Como emitir o certificado de vacinação

Para começar acesse o site do Conecte SUSou baixe o aplicativo em seu smartphone ou tablet.

Na sequência, após baixar o aplicativo, faça o seu cadastro e efetue o login. Feito este procedimento emitir o certificado de vacinação da Covid-19 é bem simples. Na tela de início clique em vacinar e já será possível visualizar os dados da vacinação.

A primeira opção é clicar no botão azul “carteira de vacinação digital” que ira gerar um pdf com todos os dados da vacinação em português. Esta versão da do certificado pode ser gerada inclusive por quem tomou apenas uma das doses da vacina de dose dupla, embora não seja de grande valia se seu interesse forem as viagens internacionais, mas é uma opção interessante para entrar em pontos turísticos ou restaurantes que exigem esta comprovação.

O arquivo gerado pode ser salvo no celuar e exportado para envio por e-mail ou whatsapp, por exemplo.

Caso tenha completado o esquema vacinal com todas as doses é possível emitir um certificado em espanhol ou inglês o que é bem interessante para viagens internacionais.Neste caso, na tela inicial, clique em vacinas e depois em cima das doses que tomou abrindo uma tela  com as informações de cada uma delas. Clique no botão azul “certificado de vacinação” que um certificado em português será gerado. Para mudar o idioma basta clicar na bandeira do brasil localizada na parte superior e mudar para espanhol ou inglês.

Escolhida a versão e gerado o certificado, clique no botão com a seta apontando pra cima, no canto superior direito, para gerar o certificado em PDF que também poderá ser exportado por e-mail, salvo no celular ou impresso.

Você também pode acessar o Conecte SUS para mostrar o certificado na hora que for exigido, mas isso não é recomendável em viagens internacionais. Isto porque para ter acesso você precisa estar conectado à internet. Mesmo que o seu plano de dados seja internacional, problemas acontecem e o seguro morreu de velho, então é aconselhável levar consigo uma versão impressa do certificado.

Validade do certificado de vacinação emitido pelo ConecteSUS

É importante salientar que o próprio certificado estipula que só tem validade em território nacional, mesmo oferecendo versões em espanhol e inglês. A sua aceitação em outros países depende das regras locais.

Na prática, ele é sim um importante aliado para a comprovação da imunização, pois se trata de um documento oficial emitido pelo governo brasileiro, com todos os dados da vacina e também QR Code para validação. Convenhamos que passa muito mais credibilidade que um papelzinho preenchido a caneta, não é mesmo?

A verdade é que ainda vai levar algum tempo para que seja criado um sistema universal para comprovação da vacinação, como ocorre com a Febre Amarela, por exemplo, e até lá os países vão ter que criar alternativas.

Quanto tempo demora para as informações da vacina constarem no Conecte SUS?

A responsabilidade pelo cadastro das informações da vacina na plataforma do Conecte SUS é da unidade de saúde que aplicou a vacina.

Para que as informações sejam refletidas no Conecte SUS, o prazo pode ser de alguns minutos até alguns dias. Caso os dados não estejam disponíveis em até 15 dias é recomendado entrar em contato com a unidade de saúde responsável pela aplicação para verificar o que pode ter ocorrido.

Fonte: Melhores Destinos

Clube Turismo Cascavel/PR

CNPJ: 31.386.632/0001-69

Razão social: Agência de viagens cascavel ltda