Passo a Passo para tirar o seu Passaporte

Muitas pessoas sonham em fazer uma viagem internacional, o que exige um grande planejamento para organizar o roteiro, buscar as melhores opções de passagens aéreas, hospedagens, passeios e entender as peculiaridades de cada cultura.

Mas para que viagens como essa sejam possíveis é necessário o passaporte, que nada mais é do que um documento de valor internacional que atesta a nacionalidade do seu portador e permite que ele possa cruzar as fronteiras para um país estrangeiro.

Salvo para os países do Mercosul com os quais o Brasil tem acordo em que é permitido a entrada somente com o documento de identidade, para todos os demais é indispensável apresentação de uma passaporte.

Pensando nisso fizemos um guia prático, atualizado com informações de 2021, com o passo a passo para que você possa solicitar e emitir o Passaporte Comum para Brasileiros junto a Polícia Federal:

1 - Preenchimento da solicitação
O formulário pode ser acessado neste link e é bem simples e intuitivo de ser preenchido. Nele são solicitados dados pessoais, profissionais, residenciais e de contato. Um dos campos em que é necessário maior atenção é o do Nome e Sobrenome, o padrão é incluir todos os nomes no primeiro campo e os sobrenomes no segundo. A divisão correta agiliza o atendimento, mas caso tenha preenchido errado não tem problema, basta avisar no momento do atendimento presencial para que seja feita a correção.

Após ter preenchido e confirmado é gerado um número de protocolo e a Guia de Recolhimento da União para o pagamento.

2 - Pagamento da taxa de emissão
Após o preenchimento dos dados e confirmação é gerado um boleto para pagamento da taxa de emissão. Atualmente essa taxa é de R$ 257,25 podendo ser pago na rede bancária ou pela internet. Após o pagamento é necessário aguardar até três dias úteis para que seja feito a compensação para só então prosseguir com o agendamento do atendimento presencial.

3- Agendamento o atendimento
Após o pagamento da taxa e do prazo de compensação que varia de 24h a 72h acesse novamente o site da Polícia Federal, dessa vez no link de agendamento. Para acessar os seus dados é necessário digitar o CPF, o número de protocolo e a data de nascimento. Na sequência o sistema vai mostrar as cidades com seus respectivos postos e as datas e horários disponíveis em cada um deles. Basta escolher a opção desejada e confirmar.

4 - Documentação necessária:
Antes de comparecer no posto da PF na data selecionada, se atente aos documentos necessários para não perder o seu atendimento. Por questões de segurança  é possível reagendar duas vezes a cada 30 dias, dessa forma uma documentação errada ou a fata dela pode atrasar a finalização do processo.

Atualmente os documentos necessários, são:

• Documento de identidade podendo ser: Carteira de Identidade (RG) carteira funcional reconhecida por Lei Federal,  Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho ou o passaporte antigo. Caso tenha feito alguma mudança no nome é necessário apresentar a certidão que comprove a alteração.
  • CPF: Caso o número apareça na Carteira de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.
  • Certidão de Casamento ou de Divórcio caso haja alteração no nome.
  • Certidão de Naturalização para quem é naturalizado.

Atualmente não é mais obrigatório apresentar o certificado de serviço militar, título de eleitor ou comprovante de votação das últimas eleições, entretanto é necessário estar regular com a Justiça Eleitoral e o Serviço Militar.

Caso não seja o seu primeiro passaporte é necessário apresentar o passaporte antigo, comum ou de emergência, ainda que esteja válido. Caso não seja apresentado será cobrado uma taxa em dobro.

5- Atendimento presencial:
Na data escolhida compareça ao Posto da Polícia Federal com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário agendado, portando os documentos necessários conforme consta no item anterior. O comprovante de pagamento da taxa não é obrigatório, porém pode ser solicitado caso haja alguma divergência em relação ao pagamento.

O atendimento costuma ser bem rápido, nele serão conferidos os dados, tirada a foto e feita a coleta das digitais.

Atualmente não é mais necessário levar a fotografia, uma vez que ela será tirada na PF no momento do atendimento presencial. A exceção apenas é para crianças  com menos de 3 anos, em que é exigido uma fotografia facial no tamanho 5x7, recente, colorida e com fundo branco.

6- Retirada do passaporte
Feito todos os procedimentos anteriores aguarde o prazo estipulado e compareça no Posto de atendimento munido de um documento de identificação original com foto para retirar o seu Passaporte.Os prazos de entrega podem variar de acordo com a demanda de cada unidade da Polícia Federal e você pode consultar o andamento do pedido nata página. A entrega é feita somente ao titular. No caso de menores de idade eles devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais. O passaporte é cancelado se não for retirado no prazo de 90 dias.

A validade do passaporte é de 10 anos e se o seu está próximo do vencimento você pode tirar um novo antes  de expirar, até por que alguns países só autorizam a entrada com um mínimo de validade e de páginas em branco para a utilização.

A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site e a nossa equipe também está apta a te auxiliar neste processo.

*Vale ressaltar que os procedimentos são de responsabilidade da Polícia Federal e podem sofrer alteração sem aviso prévio.