Confira o passo a passo para emitir o Certificado Internacional de Vacinação

Olá viajantes! Você sabia que muito países exigem o certificado internacional de vacinação como comprovação de vacina da febre amarela, seja para conexão ou para entrada no país?

Essa medida está em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional e visa prevenir a transmissão de doenças no país de destino ou até mesmo a contaminação com outra doença local.

Antigamente tirar este documento era um pouco mais burocrático, já que era necessário ir pessoalmente a um posto de atendimento credenciado da Anvisa, até então disponível somente nas grandes cidades. Atualmente é possível fazer toda a solicitação online e de forma gratuita, o que tem agilizado e tornado mais acessível este processo.

Confira o passo a passo e providencie o seu documento com antecedência da viagem para evitar qualquer imprevisto:

• Antes de viajar confira no site Anvisa, na aba "Exigências de Viagem", se o país para onde você está indo exige o documento
  • Antes de solicitar o certificado, verifique em sua carteira de vacinação se já foi imunizado contra a doença, caso ainda não tenha tomado a vacina procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou clínicas especializadas para que seja ministrada a dose do imunizante. Feito isso, se certifique que na Carteira Nacional de Vacinação constam de forma legíveis todas as informações necessárias: data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e a identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.
  • Após este procedimento o viajante deve realizar um cadastro no site de Serviços do Governo Federal enviando os dados e documentações solicitadas. O processo será analisado e se aprovado o usuário receberá uma mensagem de acordo com os dados informados no cadastro.
  • Aprovada a emissão, a pessoa deve imprimir e assinar o certificado no local indicado. O processo dispensa a presença física do cidadão em um posto de atendimento.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, dez dias antes da viagem. Mas se atente ao prazo de emissão do certificado que para emissão online é de 10 dias úteis. Portanto não deixe para a última hora!

Mais de cem países exigem o certificado para comprovação, em especial da imunização contra a febre amarela. Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, pedem a apresentação do certificado. Em outros casos, como Austrália, Bahamas e Tailândia, não é permitida a entrada sem o documento, inclusive para uma simples conexão do cidadão que estiver só de passagem.

*Vale ressaltar que os procedimentos são de responsabilidade da Anvisa e podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Clube Turismo Cascavel/PR

CNPJ: 31.386.632/0001-69

Razão social: Agência de viagens cascavel ltda